Edição atual



Volume 14, jan/jun 2017


Editorial

EDITORIAL

ENI PUCCINELLI ORLANDI; EDUARDO ALVES RODRIGUES
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RESUMO:


PALAVRAS-CHAVE:


ABSTRACT:


KEYWORDS:

Estudos

REPRESENTACIONES SOBRE EL PROCESO DE INTEGRACIÓN REGIONAL EN LOS DISCURSOS DE LOS LÍDERES POLÍTICOS DEL MERCOSUR

ANDRÉS BUISÁN; PAULA SALERMO
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RESUMO:
O objetivo deste artigo é questionar as representações de diversos líderes latino-americanos sobre o Mercosul. Para isso, analisa-se um corpus composto por dois encontros específicos: a Reunião Ordinária levada a cabo no dia 17 de dezembro de 2014 na cidade de Paraná, Argentina, no âmbito da 47° Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, e a Reunião Plenária realizada no dia 17 de julho em Brasília, na 48° Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. Foram identificados cinco tópicos que caracterizam os modos de conceber o Mercosul: 1. Mercosul como necessidade e ferramenta; 2. caminho a seguir; 3. Mercosul para os povos; 4. diferenças e dificuldades; 5. união natural e comunidade de destino. O tratamento dos tópicos adotou a Análise do Discurso como prática interpretativa, a fim de revelar as diferentes estratégias discursivas empregadas pelos mandatários da região.

PALAVRAS-CHAVE:
Análise do Discurso; Mercosul; representações;

ABSTRACT:
This paper analyses different representations that Latin American leaders have towards the Mercosur. In order to achieve this purpose, we have examined a corpus composed of two particular events: the Mercosur Ordinary Meeting occurred on December 17th 2014 in the city of Paraná, Argentina, during the 47th Summit of Heads of State of Mercosur; and the Plenary Session of the 48th Summit of Heads of State of Mercosur and Associated States, that took place on July 17th 2015 in Brasilia (Brazil). We have identified five topics that characterize the ways Mercosur is conceived: 1. Mercosur as a necessity itself and as a tool; 2. the path to be followed; 3. Mercosur for the people; 4. differences and difficulties; 5. natural union and ultimate community. These topics have been studied upon Discourse analysis approach as an interpretative practice. Our aim was to reveal different speech strategies folded out by regional leaders.

KEYWORDS:
Discourse Analysis; Mercosur; representations;

OS SENTIDOS DE “COTA” NO JULGAMENTO DA ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL-ADPF 186

NEUZA BENEDITA DA SILVA ZATTAR; THALITA NOGUEIRA DE SOUZA
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RESUMO:
Este texto filia-se à disciplina teórica Semântica do Acontecimento desenvolvida por Guimarães (2002). Teve como objetivo analisar a expressão linguística “cota”, enunciada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental-ADPF186, ajuizada no Supremo Tribunal Federal-STF pelo Partido Democratas-DEM, requerendo que o sistema de “cotas” da Universidade de Brasília-UnB fosse considerado inconstitucional. Nas análises, foi possível observar que a enunciação da expressão “cota” tem uma determinação social e histórica exposta à exterioridade, o que permite compreender que “cota” pode ter outros sentidos, além da reserva de vaga para estudantes no ensino superior.

PALAVRAS-CHAVE:
Semântica do Acontecimento; cotas; voto;

ABSTRACT:
This work is affiliated to Semantics of Event developed by Guimarães (2002). Our objective was to present an analysis of the linguistic expression “quota”, uttered within the trial “Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental-ADPF186”, lawsuit filed at Federal Supreme Court-STF by Democrats Party (DEM), requiring that the system of quotas in the University of Brasilia (UnB) should be considered unconstitutional. In this analysis, it will be possible to observe that the enunciation of the expression “quota” has a social and historical determination exposed to the exteriority, which leads to the comprehension that “quota” can produce other meaning effects besides the one that could merely reproduce “a reserve of positions for undergraduate students”.

KEYWORDS:
Semantics of the event; quotas; vow;

O MARCO DO JAURU: A CONSTRUÇÃO DE UM SABER SOBRE O MONUMENTO/A MONUMENTALIDADE

OLIMPIA MALUF SOUZA; WELLITON MARTINS BINDANDI
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RESUMO:
O presente estudo procura compreender os processos de produção de sentido do monumento, do arquivo, e assim entender seu sentido monumental, o de monumentalidade. Para isto, tomamos em análise o Marco da Jauru na cidade de Cáceres-MT e, assim, entender os processos de significação que transformam construções, que até o tombamento considerado comuns, em monumentos. Portando, buscamos compreender o processo de produção de sentido de monumentalidade na perspectiva da Análise de Discurso proposta por Pêcheux, na França, e desenvolvida por Orlandi, no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE:
discurso; monumento; monumentalidade;

ABSTRACT:
This study aims to understand the production processes of meanings of monument, archive, and comprehend its monumental sense, of monumentality. For this, we analyzed the Marco do Jauru in Cáceres-MT, and then understand the signification processes that transform buildings, considered ordinary in its falling, in monuments. Therefore, we want to understand the production process meaning of monumentality from the discourse analysis’ perspective proposed by Pêcheux in France and developed by Orlandi in Brazil.

KEYWORDS:
speech; monument; monumentality;

UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO SILÊNCIO NA PRISÃO

LUCIANA IOST VINHAS
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RESUMO:
Na teoria da Análise do Discurso, a resistência é constitutiva do processo de interpelação ideológica. O presente texto busca refletir sobre a resistência no interior da instituição penal ao analisar a fala de uma apenada entrevistada na Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Essa análise também objetiva colocar em discussão o modo de funcionamento das prisões, conforme elaboração de Michel Foucault. As apenadas se calam frente à possibilidade de coerção das leis da Penitenciária, promovendo a resistência à dominação da instituição penal e instaurando outro modo de funcionamento da prisão a partir do interior das galerias, podendo ser retomado o enunciado pêcheuxtiano de que não há dominação sem resistência. O dispositivo teórico-analítico da AD permite que se chegue à relação citada através das marcas linguístico-prosódicas da materialização tanto da ideologia quanto de formas de resistência ao discurso dominante.

PALAVRAS-CHAVE:
resistência; prisão; silêncio;

ABSTRACT:
In the French Discourse Analysis, resistance is known as an essential part of the process of ideological interpellation. The present study aims to think about resistance in the interior of the penal institution through the analysis of the speech of an inmate interviewed in the Madre Pelletier Women’s Penitentiary. This analysis also has the objective of questioning the way the prisons function, according to Michel Foucault studies. The women decide to be silent when facing the possibility of coercion from the laws of the institution, resisting to its domination and creating a different way of the prison to work from the interior of the galleries. This leads to Pêcheux’s statement that there is no domination without resistance. Discourse Analysis allows us to achieve the understanding of these relations through the linguistic-prosodical materialization of the ideology and, also, of the ways the dominated discourse resists.

KEYWORDS:
resistance; prison; silence;

UM OLHAR SOBRE A AMAZÔNIA NA OBRA HISTÓRIA DE UM PESCADOR, DE INGLÊS DE SOUSA

ANA CLAUDIA DIAS RIBEIRO
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RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre como é construído o universo amazônico na obra “História de um Pescador”, de Inglês de Sousa. Para tanto, consideramos o contexto histórico da Amazônia, o período em que se passa o enredo, analisando os aspectos da narrativa (linguagem, cultura e identidade), utilizando de autores como Gondim, Loureiro, Bhabha e Benchimol. Como resultados das análises verificamos que Sousa através de sua obra, faz uma denúncia social da exploração sofrida pelos caboclos, dos abandonados pelas autoridades. Além disso, percebemos a importância de conhecer melhor a cultura da Amazônia, descrita por quem conheceu essa realidade.

PALAVRAS-CHAVE:
Amazônia; cultura; caboclo;

ABSTRACT:
This paper aims to reflect on how it is built the Amazon universe in the book "History of a Fisherman", English de Sousa. Therefore, we consider the historical context of the Amazon, the period in which it passes the plot, analyzing the aspects of narrative (language, culture and identity), using authors as Gondim, Loureiro, Bhabha and Benchimol. The results of the analyzes Sousa found that through his work, is a social denunciation of exploitation suffered by mestizos, the abandoned by the authorities. Also, we realize the importance of better understanding the culture of the Amazon, described by those who knew this reality.

KEYWORDS:
Amazon; culture; caboclo;

A LÍNGUA BRASILEIRA NO DISCURSO DO SAMBA: DE NOEL ROSA A CAETANO VELOSO

FRANCISCO ANTONIO ROMANELLI
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RESUMO:
O presente texto tem por escopo analisar o discurso sobre a língua brasileira, de uso nacional, quando confrontada com a língua colonizadora, institucionalizada, o português de Portugal, na canção popular, por meio de textos recortados de canções que balizaram a discussão, em 1933 e em 1984. Na canção popular, a discussão que evidencia os discursos sobre a língua brasileira foi inaugurada por Noel Rosa, em “Não tem tradução”, e posteriormente retomada por Caetano Veloso em “Língua”. Pela análise do discurso, buscamos compreender como a linguagem, nele, se manifesta e produz sentidos, concluindo que o músico popular, no mundo da canção, se ocupou da discussão sobre a língua brasileira.

PALAVRAS-CHAVE:
língua brasileira; multiplicidade linguística; Noel Rosa; Caetano Veloso;

ABSTRACT:
The present text has the purpose of analyzing the discourse about the Brazilian language, of national use, when confronted with the colonizing, institutionalized language, the Portuguese of Portugal, in the popular song, through texts cut of songs that marked the discussion in 1933 And in 1984. In the popular song, the discussion that evidences the discourses on the Brazilian language was inaugurated by Noel Rosa, in "Não tem tradução", and later retaken by Caetano Veloso in "Língua". By the analysis of the discourse, we sought to understand how language manifests itself and produces meanings, concluding that the popular musician, in the world of song, dealt with the discussion about the Brazilian language.

KEYWORDS:
Brazilian language; linguistic multiplicity; Noel Rosa; Caetano Veloso;

SENTIDOS DE PRIVACIDADE NO FACEBOOK: O CADEADO COMO PERSPECTIVA DE PODER DE COMANDO E ILUSÃO DE ESTAR NO CONTROLE

DIEGO HENRIQUE PEREIRA
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RESUMO:
A circulação de diferentes ferramentas disponibilizadas pela evolução tecnológica passou a produzir materialidades significativas e processos discursivos que, face à memória metálica, se firmam constituindo diferentes sujeitos de discurso. Tendo como base teórica a Análise de Discurso Francesa, e perpassando pelas condições de produção de diferentes discursos que são produzidos pela materialidade digital, objetivou-se analisar e compreender o funcionamento discursivo do Facebook acerca dos sentidos de privacidade na rede social. A relevância da proposta esbarra-se na compreensão dos sentidos de ‘público’ e ‘privado’, não descartando a análise de como os efeitos destes sentidos que produzem deslizes culturais, ideológicos e históricos. Conclui-se que o discurso de privacidade na rede social Facebook produz sentidos sitiados nas representações circuladas à memória do ‘cadeado’, enquanto uma ferramenta tecnológica significante, por uma posição-sujeito irrigada de ‘poder’, podendo produzir no usuário a ilusão de estar no controle.

PALAVRAS-CHAVE:
Facebook; cadeado; privacidade; ilusão de controle;

ABSTRACT:
The circulation of different tools made available by technological evolution began to produce significant materialities and discursive processes that, in the face of metal memory, established themselves as different subjects of discourse. Based on the French Discourse Analysis, and based on the conditions of production of different discourses that are produced by digital material, the objective was to analyze and understand the discursive functioning of Facebook about the meanings of privacy in the social network. The relevance of the proposal runs counter to the understanding of the 'public' and 'private' senses, not discarding the analysis of how the effects of these senses produce cultural, ideological and historical slips. It is concluded that the privacy discourse in the social network Facebook produces besieged meanings in the representations circulated to the memory of the 'padlock', as a significant technological tool, by an irrigated subject-position of 'power', being able to produce in the user the illusion of being in control.

KEYWORDS:
Facebook; padlock; privacy; illusion of control;

A INTERPRETAÇÃO EM SEMÂNTICA LINGUÍSTICA: UM PONTO DE PARTIDA IMAGINÁRIO

OSWALD DUCROT
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RESUMO:
Nossa tarefa consiste em tentar descobrir, detrás múltiplas interpretações, um valor semântico ligado às palavras empregadas, valor semântico que é o nosso próprio objeto, o qual devemos justificar a existência e a natureza ao mostrar que ele ajuda a compreender porque tais interpretações poderiam ser dadas ao enunciado e não outras. Eis esquematizada o que é, a meu ver, a situação do linguista semanticista, e meu objetivo aqui é tomá-la com compaixão. Em primeiro lugar, mostrarei porque ela me parece inevitável, em seguida, indicarei alguns problemas que ela implica.

PALAVRAS-CHAVE:
interpretação; valor semântico; linguista semanticista; enunciado;

ABSTRACT:
L’INTERPRÉTATION EN SÉMANTIQUE LINGUISTIQUE: UN POINT DE DÉPART IMAGINAIRE. Et notre démarche consiste à essayer de découvrir, derrière multiples interprétations, une valeur sémantique attachée aux mots utilisés, valeur sémantique qui est notre objet propre, et dont nous devons justifier l'existence et la nature en montrant qu'elle aide à comprendre pourquoi telles interprétations ont pu être données à l'énoncé et non pas telles autres. Voilà schématisée ce qui est, à mon avis, la situation du linguiste sémanticien, et mon objectif, ici, est de la faire prendre en compassion. D'abord je montrerai pourquoi elle me paraît inévitable, ensuite, j'indiquerai certains problèmes qu'elle implique.

KEYWORDS:
interprétation; valeur sémantique; linguiste sémanticien; énoncé;

UM GESTO DE LEITURA EM PÊCHEUX: SOBRE MÁQUINAS, INFORMÁTICA E ARQUIVO

ALEXANDRE DA SILVA ZANELLA
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RESUMO:
Perseguimos o caminho traçado por Pêcheux em sua elaboração teórica da Análise de Discurso no que concerne à informática, às máquinas e ao arquivo. Nosso objetivo se faz a partir de um gesto de leitura que retoma a produção teórica pecheutiana iniciada nos anos de 1960, a qual incidia fortemente em reflexões sobre a linguística, o materialismo histórico e a psicanálise, atentando para um funcionamento específico que tinha também seu lugar: o das máquinas. Queremos fazer um mapeamento na obra de Pêcheux sobre questões relacionadas às máquinas e ao seu funcionamento, a fim de demonstrar como a tecnologia e a informática, e os discursos sobre elas, apresentam-se à luz da Análise de Discurso em sua relação com a linguagem. Para tanto, debruçamo-nos principalmente sobre a obra de Pêcheux (1969, 1975, 1981, 1982, 1983, 1984) e também em Maldidier (1993, 2003) e em Ferreira (2015).

PALAVRAS-CHAVE:
discurso; máquinas; informática; arquivo; linguagem;

ABSTRACT:
We follow Michel Pêcheux’s theoretical elaboration of Discourse Analysis, in relation to informatics, to machines and to archive. Our objective is given by a reading gesture that resumes Pêcheux’s theoretical production started in the 1960s, which strongly focused on reflections on linguistics, historical materialism and psychoanalysis, noting a specific operation that also had its place: that of the machines. Therefore, we aim at mapping about questions related to machines and their operation in Pêcheux’s work in order to demonstrate how technology and informatics, and discourses about them, are presented in light of the Discourse Analysis in its relation to language. For that reason, we especially focus on Michel Pêcheux’s work (1969, 1975, 1981, 1982, 1983, 1984) and on Maldidier (1993, 2003) and on Ferreira (2015).

KEYWORDS:
discourse; machines; informatics; archive; language;

O PONTO DE VISTA DETERMINA O OBJETO: UMA LEITURA MATERIALISTA POSSÍVEL DO OBJETO DE ESTUDO CONCEBIDO POR SAUSSURE EM SUA TEORIZAÇÃO

ÉLCIO ALOISIO FRAGOSO
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RESUMO:
Neste artigo, filiando-nos à perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, conforme os trabalhos de Michel Pêcheux, na França, e de Eni Orlandi, no Brasil, articulada à metodologia da História das Ideias Linguísticas, procuramos trazer uma reflexão sobre a prática teórica como prática discursiva, produzida pela teoria linguística de Chomsky, considerando a história de suas ideias basilares. Desse ponto de vista, as teorias linguísticas são processos discursivos que se realizam sob determinadas condições históricas, colocando em funcionamento efeitos de sentido, sem que se questione, de fato, a constituição desses efeitos, decorrendo, portanto, na negação da ideologia em suas práticas (teóricas).

PALAVRAS-CHAVE:
análise de discurso; ideologia; língua; prática discursiva; teorias linguísticas;

ABSTRACT:
In this article, we proposed to do a reflection on the theoretical practice, as a discursive practice, produced by linguistic theory of Chomsky, considering the history of their basic ideas. The theoretical framework adopted in this study is the French school of Discourse of Analysis, based on theoretical concepts and ideas of Michel Pêcheux and Eni Orlandi, articulated at methodology of History of Linguistic Ideas. From this perspective, the linguistic theories are discursive processes which are accomplished in the base of the language, under certain conditions, putting in functioning certain effects of sense, without any questioning, in fact, of the constitution of these effects not even material existence of ideology.

KEYWORDS:
discourse analysis; ideology; language; discursive practice; linguistic theories;

LINGUAGEM E METÁFORA NOS CADERNOS DO CÁRCERE DE ANTONIO GRAMSCI

LUCIANA NOGUEIRA; RENATO CÉSAR FERREIRA FERNANDES
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RESUMO:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa em andamento e que se encontra em sua fase inicial. Assim, buscamos trazer o debate de um elemento pouco explorado no Brasil do pensamento de Antonio Gramsci, a saber: a relação entre a linguagem e a metáfora presente nos Cadernos do Cárcere. Para isso, abordamos a questão da linguagem como concepção de mundo, segundo o autor italiano, levando em conta as condições de produção sócio-históricas de suas formulações.

PALAVRAS-CHAVE:
linguagem; metáfora; Antonio Gramsci;

ABSTRACT:
The present work is the result of a research in progress and that is in its initial phase. Thus, we try to bring the debate of an element not explored in Brazil from the thought of Antonio Gramsci, namely: the relation between the language and the metaphor present in the Prison Notebooks. For this, we approach the question of language as a conception of the world, according to the Italian author, taking into account the socio-historical conditions of production of its formulations.

KEYWORDS:
language; metaphor; Antonio Gramsci;

Seção Temática

SEÇÃO TEMÁTICA – LÍNGUA(GEM) E ENSINO

EDITORIA EXECUTIVA
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RESUMO:
Esta Seção Temática publicou estudos que abordam a Língua, ou diferentes formas de linguagem, na sua relação com o Ensino, tanto na situação das possíveis práticas de ensino/aprendizagem quanto na situação de formação de professores. Em suma, observa-se, nessas situações, tentativas de transmissão e produção de conhecimento, processos que se configuram, inevitavelmente, via linguagem em funcionamento na sociedade e, portanto, afetados e significados por determinações sócio-históricas. Os professores costumam perder de vista a maneira como a linguagem funciona e produz efeitos, enquanto fato sócio-histórico, sempre sujeita à falhas e equívocos que possibilitam diferentes gestos de interpretação e posicionamentos frente aos acontecimentos que se desdobram no âmbito do ensino e da formação docente. Sem perder de vista que não há conhecimento linguístico neutro, os estudos a serem submetidos a esta seção devem se dedicar à compreensão do funcionamento de práticas pedagógicas e/ou formativas, tomando-as em sua constituição política, histórica e ideológica, e considerando que o modo como são significadas produz efeitos sobre o funcionamento dos espaços escolares, dos documentos oficiais, das práticas avaliativas, dos recursos didáticos, das novas tecnologias, das tecnologias de linguagem, dos processos de subjetivação, da relação Língua/Estado/Nação, das políticas de língua etc. Em uma época em que o ensino, de modo geral, se mostra tão enfraquecido e carente de mudanças significativas, a relevância desta seção temática consiste em reunir trabalhos que enderecem questões postas pela sociedade, com o objetivo de repensar e promover deslocamentos possíveis (n)as práticas de ensino, aprendizagem e formação discente e docente, por meio de um trabalho com a linguagem que possibilite a compreensão das condições sócio-históricas que sustentam essas práticas e seus efeitos na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE:
linguagem; ensino; história; sociedade; prática;

ABSTRACT:
This Thematic Section has published studies that address the Language, or different forms of language, in its relationship with teaching, both in the situation of possible teaching / learning practices and in the situation of teacher training. In sum, in these situations, attempts are made to transmit and produce knowledge, processes that are inevitably configured via language in operation in society and, therefore, affected and signified by socio-historical determinations. Teachers often lose sight of the way language works and produce effects as a socio-historical fact, always submitted to failures and misunderstandings that allow different gestures of interpretation and positioning before the events that unfold in the scope of teaching and teacher training. Without losing sight of the fact that there is no neutral linguistic knowledge, the studies submitted to this section are devoted to the understanding of the functioning of pedagogical and / or formative practices, taking them into their political, historical and ideological constitution, and considering that the way they are meant produces effects on the functioning of school spaces, official documents, evaluative practices, didactic resources, new technologies, language technologies, subjectivation processes, the Language / State / Nation relationship, language policies etc. At a time when teaching, in general, is so weakened and lacking in significant changes, the relevance of this thematic section is to gather works that address issues posed by society, with the objective of rethinking and promoting possible displacements in the practices of teaching, learning and teacher training, through a work with the language that makes possible the understanding of the socio-historical conditions that sustain these practices and their effects on society.

KEYWORDS:
language; teaching; history; society; practice;

O FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA DISCURSIVA E O EQUÍVOCO NA PRÁTICA AVALIATIVA DE LÍNGUA INGLESA

WAGNER ERNESTO JONAS FRANCO
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RESUMO:
O objetivo deste estudo é compreender o funcionamento da memória discursiva em uma prática avaliativa de língua inglesa aplicada em uma sala do segundo ano do ensino médio noturno de uma escola regular pública de Pouso Alegre-MG. O embasamento teórico-metodológico utilizado é o da Análise de Discurso de orientação pecheuxtiana. Em nossa análise, percebemos que os gestos de interpretação do sujeito-aluno diante do texto da avaliação são atravessados pelo equívoco constitutivo do sujeito e da linguagem: diferentes sentidos são atribuídos ao mesmo material simbólico; sentidos que são silenciados pelo professor. Concluímos que um trabalho significativo com a língua envolve a dimensão da memória, do saber discursivo que é histórico e só faz sentido quando se relaciona ao discurso do sujeito.

PALAVRAS-CHAVE:
memória discursiva; avaliação; interpretação; Língua Inglesa;

ABSTRACT:
The aim of this study is to understand the functioning of the discursive memory in an English language assessment practice in a class of the second year of high school in a regular public school in Pouso Alegre-MG. The theoretical-methodological basis used is the Discourse Analysis as thought by Michel Pêcheux. In our analysis, we realized that the interpretation gestures by the subject-learner before the text of the evaluation is crossed by constitutive misunderstanding of the subject and the language, different meanings are assigned to the same symbolic material, senses that are silenced by the teacher. We conclude that a significant work with the language involves the memory, discursive knowledge that is historical and only makes sense when it relates to the subject’s discourse.

KEYWORDS:
discoursive memory; evaluation; interpretation; English Language;

POLÍTICAS DE LÍNGUA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MARIA MARTINS DA SILVA MAGIO; THALITA MIRANDA GONÇALVES SAMPAIO
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RESUMO:
A História das Ideias Linguísticas se caracteriza por um programa que teve início na década de 1980 e se propõe a discutir, entre outras agendas, sobre a história da língua portuguesa no Brasil. Dentro desta perspectiva, propomos neste trabalho, através dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso, compreender como o Estado executa suas políticas de língua tomando como materialidade os documentos oficiais que versam sobre o ensino de língua em nosso país, no que diz respeito à modalidade EJA. Consideramos como materialidade significante os documentos oficiais, como artigos da Constituição Federal, os PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei n. 9.394/96, chamada de LDB – Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, Portarias da SEDUC – Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, e diretrizes para a modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos.

PALAVRAS-CHAVE:
educação de jovens e adultos; Estado; política de língua;

ABSTRACT:
The History of Linguistics Ideas is characterized by a program that began in the 1980s and proposes to discuss, amongs other issues, the history of the Portuguese language in Brazil. Within this perspective, we propose, in this article, based on the theoretical framework of Discourse Analysis, to understand how the State executes its language policies. Therefore, we have analyzed official documents that regulates the teaching of language in our country, focusing on Education for Young People and Adults (EJA). We considered as significant materiality official documents such as articles of the Federal Constitution, the PCN - National Curricular Parameters, law n. 9.394/96 called LDB - Guidelines and Bases of National Education, Ordinance set by SEDUC – Education Secretary of the State of Mato Grosso, and the Educational Guidelines for EJA - Youth and Adult Education.

KEYWORDS:
youth and adult education; State; language policy;

A LEITURA DO TEXTO NÃO-VERBAL IMAGÉTICO EM LIVROS DIDÁTICOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM OLHAR DISCURSIVO

CÁRMEN LÚCIA HERNANDES AGUSTINI; ÉRICA DANIELA DE ARAÚJO; JOÃO DE DEUS LEITE
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RESUMO:
Neste artigo, propomo-nos, a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso concebida por Pêcheux, realizar um exercício de análise sobre o modo como as práticas pedagógicas apresentadas em um livro didático da educação básica brasileira, na edição direcionada ao professor, abordam o trabalho sobre a leitura-interpretação do texto não-verbal imagético. Nesse exercício, problematizamos a tomada do texto não-verbal imagético como uma mera ilustração do texto verbal, o que aponta para um reducionismo da concepção de imagem à transparência do mostrável. De nossa perspectiva teórica, a imagem não é transparente, porque é cifra da história e, por isso, preconizamos uma hiância estrutural entre língua e imagem. Nesse sentido, além de questionarmos em que medida o trabalho de leitura-interpretação do texto não-verbal imagético ganha operacionalização em um livro didático de Língua Portuguesa da educação básica, visamos a oferecer parâmetros para uma prática de ensino que se desloque do aspecto factual da leitura-interpretação para o seu aspecto relacional e discursivo, a fim de explicitar em que medida o professor pode e deve considerar diferentes efeitos de sentido que o texto não-verbal imagético pode suscitar e, assim procedendo, contribuir para a formação do aluno como leitor.

PALAVRAS-CHAVE:
livro didático; texto; não-verbal; leitura; interpretação; ensino;

ABSTRACT:
In this article, we propose, from the theoretical perspective of Discourse Analysis designed by Pêcheux, conduct an analytical exercise on how pedagogical practices presented in a textbook of Brazilian Basic Education – issue directed to the teacher – approach the work of reading-interpretation of imagetic non-verbal text. In this exercise, we question how the imagetic non-verbal text is considered as a mere illustration of the verbal text, which points to a reductionism of the conception of image towards the transparency of the showable. From our theoretical perspective, image is not transparent because it is a cipher of history and therefore we advocate a structural hiatus between language and image. In this sense, and to question to what extent the work of reading-interpretation of imagetic nonverbal text becomes operationalized in Portuguese Basic Education textbook, we aim to provide parameters for a teaching practice that moves from a factual aspect of reading- interpretation to its relational and discursive aspect. Our objective is to elicit to what extent the teacher can and should consider different effects of meaning that non-verbal imagetic text may raise and, in so doing, contribute to the formation of the student as a reader.

KEYWORDS:
textbook; verbal text; imagetic text; reading; interpretation; teaching;

QUANDO O SUJEITO (NÃO) FALHA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: A PRESENÇA DO LAPSO COMO MANIFESTAÇÃO CONSTITUTIVA DO SUJEITO

CHRISTIANO TITONELI SANTANA
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RESUMO:
Neste estudo, como excerto de nossa pesquisa mais ampliada, debruçamo-nos na noção de lapso (MAIA, 2006) com relação ao sujeito entre línguas – materna e estrangeira. Tal estudo dá-se a partir de produções textuais escritas por alunos universitários em Letras com habilitação em língua inglesa, em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. À luz da Análise do Discurso de linha francesa, conforme desenvolvida por Pêcheux (2010), buscaremos estudar a materialidade produzida pelos sujeito-alunos em forma de possíveis lapsos. Nosso intento é, com base nos recortes do corpus, pôr em relevo os tipos de lapsos mais comuns, assim como classificá-los e analisá-los como tensão constitutiva provocada pelo encontro da língua materna com a estrangeira. Poderemos, deste modo, problematizar a perspectiva que considera a relação do lapso com o sujeito em língua estrangeira como erro ou desvio, e não como um espaço para a materialidade e produção de um sujeito que marca sua inscrição na língua outra.

PALAVRAS-CHAVE:
Análise do Discurso; sujeito; lapsos; língua estrangeira; língua materna;

ABSTRACT:
In this study, as excerpt of our broader research, we take a deep look at the notion of lapses (MAIA, 2006) with respect to the subject between two languages – mother tongue and foreign language. This study comes from textual productions written by university students in Liberal Arts, majored in English language at a public university in the state of Rio de Janeiro. In light of the French Discourse Analysis, as developed by Pêcheux (2010), we will study the materiality produced by student-subjects in the form of possible lapses. Our intent is, based on the excerpts of the corpus, to highlight the most common types of lapses, and classify them and analyze them as constitutive tension caused by the relationship of the mother tongue with the foreign one. We may therefore question the perspective that considers the relationship between the lapses and the subject in a foreign language as an error or deviation, not as a space for the materiality and production of a subject that is inscribed in the other language.

KEYWORDS:
Discourse Analysis; subject; lapses, foreign language, mother tongue;

EVANILDO BECHARA E A(S) MODERNA(S) GRAMÁTICA(S) PORTUGUESA(S): REFLEXÕES SOBRE A INSCRIÇÃO DO POLÍTICO NO IMAGINÁRIO DE LÍNGUA INSTITUÍDO NA/PELA GRAM

THAÍS DE ARAUJO DA COSTA
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RESUMO:
Neste artigo, à luz da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas, propomo-nos a refletir acerca da inscrição do político, entendido como uma política de gestão das diferenças, no imaginário de língua que se impõe em duas gramáticas filiadas ao nome de autor do gramático brasileiro Evanildo Bechara, a saber: a 1a. e a 37a. edições da Moderna Gramática Portuguesa, publicadas em 1961 e em 1999, respectivamente. Para tanto, analisamos o prefácio e a introdução dessas obras. Em nossa análise, visamos, mais especificamente, compreender os efeitos produzidos no dizer do gramático sobre a língua (nomeada) portuguesa a partir da sua significação no século XX como patrimônio linguístico-cultural, buscando pensar ainda a relação estabelecida entre esse imaginário, a ilusão de unidade e homogeneidade linguística entre os povos ditos de língua portuguesa e o processo de colonização imposto por Portugal.

PALAVRAS-CHAVE:
discurso gramatical brasileiro; imaginário de língua; Moderna Gramática Portuguesa; Bechara;

ABSTRACT:
In the present paper, we aim to discuss the inscription of the politic, understood as a differences management policy, in the imaginary of language that is imposed in two grammar books attached to the author’s name of the Brazilian grammarian Evanildo Bechara, i.e. 1st and 37th editions of the Moderna Gramática Portuguesa, published in 1961 and 1999, respectively. This analysis is grounded in the Discourse Analysis in its relation to the History of Linguistic Ideas. To do so, we analysed the preface and the introduction of both works. In our analysis we aim, more specifically, to understand the effects produced in the grammarian’s sayings towards the (so-called) Portuguese language since its signification, in the 20th century, as a linguistic and cultural asset. We also eager to understand the relation stablished between this imaginary, the illusion of linguistic unity and homogeneity among the peoples designated as Portuguese speakers and the process of colonization imposed by Portugal.

KEYWORDS:
Brazilian gramatical discourse; Imaginary of language; Moderna Gramática Portuguesa; Bechara;

ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO

MARISTELA CURY SARIAN
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RESUMO:
Este trabalho objetiva compreender que sentidos de leitura estão legitimados a circular em uma atividade recortada de um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental. Com vistas a colocar em evidência que espaços para a interpretação são dados aos sujeitos da escolarização neste instrumento de ensino, analisamos esta atividade estabelecendo relação com a Apresentação desse material, assinada pelas autoras. Apresentamos também algumas considerações sobre a entrada do livro didático na escola, a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), dando visibilidade ao funcionamento da autoria, o que nos deu condições para compreender o funcionamento dessa política de ensino na relação com a produção e a transmissão do conhecimento científico no espaço escolar. Sinalizamos, como resultados, uma tensão entre o que se anuncia como novas maneiras de se trabalhar a leitura e o que se propõe enquanto prática de leitura.

PALAVRAS-CHAVE:
autoria; leitura; ensino; livro didático; análise de discurso; tecnologias;

ABSTRACT:
This study aims to understand which meanings for reading may circulate during an activity extracted from a textbook of Portuguese language for elementary and middle school. To highlight which spaces for interpretation this teaching tool provides for the subjects of schooling, we analyze the activity, connecting it to the Presentation the authors wrote for the material. We also make some considerations about the inception of the textbook at school based on the Textbook National Program (Programa Nacional do Livro Didático-PNLD), giving visibility to the functioning of authorship, which enabled us to understand how this educational policy relates to the production and transmission of scientific knowledge in the school environment. As a result, we point out a tension between what is presented as new ways to work with reading and what is proposed as reading practice.

KEYWORDS:
authorship; reading; teaching; textbook; discourse analysis; technologies;

POLITÍCAS DA REPRESENTAÇÃO: DO LIVRO À REDE

DANIELLA FERRAZ AMARAL MONT'ALVÃO
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RESUMO:
Na contemporaneidade, as redes sociais têm sido constituídas enquanto um lugar de escrita, de dizer, muito significativo porque há modos de estar, de significar aí constituídos de maneira específica. As representações apontam para o surgimento de formas narrativas que não são mais delimitadas pela forma oral ou escrita, ou pelo verbal e não verbal, tais como a do hipertexto. O modo do sujeito e do sentido se inscreverem nos objetos de linguagem abre-se a possibilidades outras de interpretação e, consequentemente, de significação. Neste artigo, o objetivo é observar que há diferentes lugares de dizer, a saber, por um lado, o livro, e de outro, a rede social, que, em relação, considerando a formulação, a circulação e a constituição de discursos, apontam para a configuração de uma versão (ORLANDI, 2012). Analiso dois recortes textuais da obra de C. S. Lewis e uma imagem publicada no Facebook, na página da comunidade C. S. Lewis Brasil, o que permitiu concluir que a inscrição material de um dizer que circula vai sendo reformulada por outros modos de formulação e de circulação.

PALAVRAS-CHAVE:
formulação; circulação; livro; rede social; versão;

ABSTRACT:
In contemporary times, social networks have been established as a writing place, say place very significant because there are many ways of being and if it means there constituted of specific mode. The representations point to the emergence of narrative forms that are no longer bounded by oral or written form, verbal or not, such as hypertext. The way the subject and the sense enroll in language objects opens to other possibilities of interpretation and consequently of meaning. In this article, I show that are different of saying: in one way it could be the book and on the other, the social network. Considering the formulation, circulation and the formation of discourse, we have the version (ORLANDI, 2012). For this it analyzes two text clippings of the work of C.S. Lewis and a picture published on the facebook community page C. S. Lewis Brazil. This analyses allowd me to conclude that the application materials of a saying circulating is being reshaped by other modes of production and circulation.

KEYWORDS:
formulation; circulation; book; social networking; version;

LA CONFIGURACIÓN DEL EFECTO DE LITERALIDAD EN LAS COLECCIONES ESCOLARES DE LITERATURA. EL CASO ARGENTINO

CAROLINA LUCIANA TOSI
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RESUMO:
A partir da Teoria Polifônica da Enunciação (DUCROT, 1984), em um corpus de trinta livros de coleções escolares de literatura, publicadas na Argentina, analisamos certos mecanismos microdiscursivos presentes nas notas de rodapé, que contribuem para a produção de um efeito de "literalidade". Este efeito se sustenta no imaginário – de grande tradição no âmbito escolar – de que há um sentido literal no texto e que este pode ser detectado na materialidade discursiva. Por um lado, percebemos que a principal função das notas é proporcionar definições e interpretações que estão ocultas/sobrepostas no texto. Por outro lado, analisamos a construção do locutor e dos destinatários e, finalmente, questionamos o ideal de leitura configurado.

PALAVRAS-CHAVE:
literatura; coleção escolar; polifonia; enunciação; literalidade;

ABSTRACT:
In the framework of the Polyphonic Theory of Enunciation (DUCROT, 1984), in a corpus of thirty school books published in Argentina, we analyze certain microdiscursive mechanisms present in the footnotes, which contribute to produce an effect of "Literality". This effect is based on the imaginary – of long tradition in the school institution– that there is a literal meaning in the text and that it can be detected in the discursive materiality. On the one hand, we realize that the main function of the notes is to provide overlapping definitions and interpretations about the text. On the other hand, we analyze the construction of the speaker and the recipients and, finally, we investigate the configured reading ideal.

KEYWORDS:
literature; school collection; polyphony; enunciation; literality;

Resenha

MATERIALIDADES DISCURSIVAS - RESENHA

JOSÉ HORTA NUNES
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RESUMO:


PALAVRAS-CHAVE:


ABSTRACT:


KEYWORDS:

GESTOS DE LEITURA EM DISCURSO E HISTÓRIA: DOS CAMINHOS PARA A IGUALDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA

JUCIELE PEREIRA DIAS; RAPHAEL DE MORAIS TRAJANO
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RESUMO:


PALAVRAS-CHAVE:


ABSTRACT:


KEYWORDS: