Edição atual



Volume 17, jul/dez 2018


Editorial

EDITORIAL VOL. 17, JUL. - DEZ. / 2018

EDUARDO ALVES RODRIGUES
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RESUMO:


PALAVRAS-CHAVE:


ABSTRACT:


KEYWORDS:

Estudos

DISCURSIVIDADES PRÊT-À-PORTER, FUNCIONAMENTO DE FAKE NEWS E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO

BETHANIA MARIANI
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RESUMO:
O objetivo deste artigo é discutir o modo de funcionamento do que usualmente tem sido chamado de fake news, tendo em vista as reflexões em torno da pós-verdade. A partir do ponto de vista da análise do discurso, pretende-se a pensar na formação dos laços sociais entre sujeitos que não necessariamente se conhecem, mas que vão sendo instados a tomar posição a partir de demandas feitas por instâncias que disputam o poder valendo-se de pequenos vídeos e palavras de ordem que colocam em circulação as chamadas fake news, que se multiplicam velozmente nas mídias digitais

PALAVRAS-CHAVE:
análise do discurso; laço social; processos de identificação; meio digital; fake news;

ABSTRACT:
The purpose of this article is to discuss how the currently coined fake news has been used in light of the reflections made about post-truth. Stemming from the point of view of discourse analysis, we intend to think about the establishment of social bonds between subjects that do not necessarily know one another, but are being urged to take a position based on the demands made by instances that fight for power. Those disputes are materialized by means of short videos and slogans that put in circulation the so-called fake news, which rapidly go viral in digital media

KEYWORDS:
discourse analysis; social ties; identification processes; digital media; fake news;

O FANTÁSTICO NA PRODUÇÃO TELEVISIVA CONTEMPORÂNEA: SARAMANDAIA (2013) E MEU PEDACINHO DE CHÃO (2014)

VERÔNICA DANIEL KOBS
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RESUMO:
Com base nos estudos de Tzvetan Todorov e Dawn Ades, este trabalho analisa as telenovelas Saramandaia (2013) e Meu pedacinho de chão (2014), relacionando-as ao conceito dadaísta/surrealista de ready-made e estabelecendo a intermidialidade da TV com a pintura. Sendo assim, para discutir as semelhanças entre as duas mídias, quadros de Salvador Dalí e René Magritte, bem como os manifestos de André Breton, serão comparados ao “fantástico” e ao “realismo maravilhoso” utilizados nas telenovelas. Além disso, em conformidade com os preceitos de Nelly Novaes Coelho, este artigo argumentará que a narrativa fantástica constitui uma reação à sociedade contemporânea, cujo perfil pode ser caracterizado, principalmente, pela síntese informativa decorrente do advento tecnológico atual.

PALAVRAS-CHAVE:
fantático; pintura; telenovela; ready-made; intermidialidade;

ABSTRACT:
Based on Tzvetan Todorov and Dawn Ades’s studies, this work analyzes the soap operas Saramandaia (2013) and Meu pedacinho de chão (2014), relating them to the dadaist/surrealist concept of ready-made and establishing the intermediality of TV with the painting. Thus, to discuss the similarities among the two media, Salvador Dalí and René Magritte’s canvas as well as the André Breton's manifestos will be compared to the "fantastic" and the "wonderful realism" used in the soap operas. Besides, in accordance with Nelly Novaes Coelho’s precepts, this article will argue that the fantastic narrative can serve as a reaction to the contemporary society, whose profile can be mainly characterized for the informative synthesis caused by the current technological coming.

KEYWORDS:
fantastic; painting; soap opera; ready-made; intermediality;

POURQUOI BAKHTINE N’EST PAS PÊCHEUX: UN GRAND MALENTENDU SUR L’ANALYSE DE DISCOURS

PATRICK SÉRIOT
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RESUMO:
Baseados em uma leitura aprofundada de textos originais de Bakhtin, Voloshinov e Medvedev, propomos a tese segundo a qual não há nenhuma relação – nem de perto, nem longe – entre as teses de Pêcheux e as de Bakhtin, e que as semelhanças e aparências não são mais que produtos de um gigantesco mal-entendido, o qual repousa sobre leituras apressadas e efeitos de reconhecimento suspeitos, bem como sobre traduções amplamente errôneas, engendrando, assim, uma comunidade imaginária e fantasmática entre Bakhtin e Pêcheux.

PALAVRAS-CHAVE:
Bakhtin; Pêcheux; leitura; tradução; mal-entendido;

ABSTRACT:
Cette réflexion est basée sur la lecture aprofondie des textes originaux de Bakhtine, Voloshinov et Medvedev, et propose une thèse plus radicale, à savoir qu’il n’y a aucun rapport, de près ou de loin, entre les thèses de Pêcheux et celles de Bakhtine, et que les similitudes et apparentements apparents ne sont que le produit d’un gigantesque malentendu, reposant lui-même sur des lectures hâtives et des effets de reconnaissance suspects, s’appuyant sur des traductions largement erronées, engendrant une communauté imaginaire et fantasmée entre Bakhtine et Pêcheux.

KEYWORDS:
Bakhtin; Pêcheux; lecture; traductions; malentendu;

ENCONTROS ALEGRES NO CIBERESPAÇO: DISCURSOS SOBRE AMBIENTES E OBJETOS DE APRENDIZAGEM

AURECI DE FÁTIMA DA COSTA
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RESUMO:
O presente estudo visa, a partir da perspectiva da Análise de Discurso, compreender um dos modos de produção e circulação do conhecimento em nossa sociedade, elegendo para análise os ambientes e objetos de aprendizagem (OAs). Interessa-nos investigar como os sentidos de ambientes e objetos de aprendizagem se constituem na materialidade significante virtual (digital), considerando a história e a ideologia (PÊCHEUX, 1995) como constitutivas desse processo. Busca-se investigar como se produz a construção histórica e imaginária desse objeto na denominada “sociedade da informação”, formulada como resultado da globalização e do crescente avanço das tecnologias. Neste acontecimento, entendemos que o conhecimento está ligado basicamente à tecnologia (ORLANDI, 2017) produzindo o efeito da valorização do capital conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE:
discurso; ambientes e objetos de aprendizagem; tecnologias; imaginário;

ABSTRACT:
The present study aims, from the perspective of Discourse Analysis, to understand one of the modes of production and circulation of knowledge in our society, choosing for analysis the environments and objects of learning (OAs). We are interested in investigating how the meanings of environments and learning objects are constituted in the virtual (digital) significant materiality, considering history and ideology (PÊCHEUX, 1995) as constitutive of this process. This analysis seeks to understand the historical and imaginary construction of this object in the so-called "information society", formulated as a result of globalization and the growing advance of technologies. In this event, we understand that knowledge is basically linked to technology (ORLANDI, 2017) producing the effect of valuing knowledge capital.

KEYWORDS:
discourse; learning environments; learning objects; technologies; imaginary;

MEMÓRIAS DE LEITURA NAS DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO

WAGNER ERNESTO JONAS FRANCO
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RESUMO:
Este artigo tem por objetivo compreender sentidos de leitura presentes em discursos de professores das diversas disciplinas do ensino médio de uma escola pública municipal em Pouso Alegre – MG. O corpus de análise é constituído por entrevistas semiestruturadas realizadas oralmente com esses professores e posteriormente transcritas. O embasamento teórico é o da Análise de Discurso Pecheutiana. Com base em nossa análise, concluímos que certas práticas de leitura na Escola são consideradas hegemônicas e sobredeterminam outras leituras possíveis de um mesmo texto. Nossa análise ressalta a necessidade de um olhar mais atento e aprofundado para o funcionamento da linguagem na Escola em geral e não apenas para a disciplina de Língua Portuguesa.

PALAVRAS-CHAVE:
leitura; análise de discurso; linguagem;

ABSTRACT:
This article aims to understand the meanings of reading presented in discourses from teachers of the various high school disciplines of a municipal public school in the city of Pouso Alegre - MG. The corpus of analysis is semi-structured interviews carried out orally with these teachers and later transcribed. The theoretical basis follows the Pecheutian perspective of Discourse Analysis. Based on our analysis, we conclude that certain reading practices in the school are considered hegemonic and overdetermine other possible readings of the same text. Our analysis points to a closer and more thorough look at the functioning of language in the school in general and not only for the Portuguese Language discipline.

KEYWORDS:
reading; Discourse Analysis; language;

HUMANIDADE E/OU TECNOLOGIA: UMA LEITURA SOBRE O FILME TRANSCENDENCE

CARINA ADRIELE DUARTE DE MELO
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RESUMO:
Este trabalho busca compreender as formulações de sentidos sobre a dicotomia tecnologia-humanidade a partir de uma análise do filme Transcendence (2014), do diretor Wally Pfister. O objetivo deste estudo é encontrar as possíveis mobilizações de sentido que se apresentam quando, a exemplo do corpus de análise, o sujeito e sua humanidade se corporificam na tecnologia. Investigar tal dicotomia pela perspectiva teórica da Análise de Discurso faz emergir a questão principal deste trabalho: quais sentidos se mobilizam quando diferentes inteligências e funções da tecnologia se fundem à humanidade do sujeito? Não responderemos a todas as possibilidades interpretativas desta questão, mas ao menos nos aventuraremos a elaborar gestos de leitura a partir da obra cinematográfica em questão.

PALAVRAS-CHAVE:
Análise do Discurso; tecnologia; humanidade; Transcendence;

ABSTRACT:
This work seeks to understand the formulations of meanings concerning the technology-humanity dichotomy from an analysis of the film Transcendence (2014), directed by Wally Pfister. The objective of this study was to find possible meaning mobilizations that show up when, as in the corpus of analysis, the subject and his humanity are embodied within technology. To investigate that dichotomy based on the theoretical perspectives of Discourse Analysis raises the main question of this work: what meanings are mobilized when different technological intelligences and functions merge with subject’s humanity? We will not answer to all interpretative possibilities that question may lead to, but at least we will venture to elaborate reading gestures upon the cinematographic work materialized in Transcendence.

KEYWORDS:
Discourse Analysis; technology; humanity; Transcendence;

RELAÇÕES DIALÓGICAS: COMPREENSÕES E ATITUDES RESPONSIVAS EM PRODUÇÕES ESCRITAS

SILVIO NUNES DA SILVA JÚNIOR
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RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as relações dialógicas representadas pelas noções de compreensão e atitude responsiva ativa em produções escritas. No plano teórico, discuto sobre a noção de dialogismo, me embasando em textos oriundos do chamado círculo de Bakhtin, focalizando nos trechos que apontam indícios das noções já mencionadas. Em seguida, apresento uma análise discursiva sobre/da compreensão e da atitude (com base na ação) responsiva ativa, a partir de narrativas de vida e profissão, produzidas numa aula em cursos de pós-graduação lato sensu, atribuindo ênfase, para tanto, à posição do sujeito nas suas práticas de linguagem e ações profissionais.

PALAVRAS-CHAVE:
dialogismo; círculo; sujeito;

ABSTRACT:
This work aims to reflect on the dialogic relations represented by the notions of understanding and active responsive attitude in written productions. On the theoretical level, I discuss the notion of dialogism, based on texts from the so-called Bakhtin circle, focusing on the excerpts that point to the notions already mentioned. Then, I present a discursive analysis of the active responsive understanding and attitude (based on the action), based on life and profession narratives, produced in a class in lato sensu graduate courses, attributing emphasis, to the position of the subject in his practices of language and professional actions.

KEYWORDS:
dialogism; circle; subject;

A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA SOBRE OS ANIMAIS NÃO HUMANOS: O CASO DOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

VERÔNICA FRANCIELE SEIDEL; CHARLIES UILIAN DE CAMPOS SILVA
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RESUMO:
Como a análise dos fenômenos linguísticos auxilia a compreender os posicionamentos ideológicos que sustentam os discursos, pretendemos entender como a experimentação laboratorial em animais não humanos é apresentada pelo discurso científico. Para isso, analisamos um artigo científico e um artigo de divulgação científica, utilizando como categorias de análise a noção de gênero do discurso. Percebemos, nos discursos analisados, a perspectiva de que o emprego de animais é imprescindível ao progresso da ciência, de modo que toda atividade contrária à realização de tal prática é vista como radical e prejudicial ao desenvolvimento científico. Observamos, ainda, que o discurso de divulgação científica referenda o status quo do modo de produção científico.

PALAVRAS-CHAVE:
experimentação científica; língua; ideologia; animais não humanos;

ABSTRACT:
As the analysis of language helps to understand the ideological positions that support the discourses, we aim to understand how laboratory experimentation in nonhuman animals is presented by scientific genre. For this, we analyzed a scientific article and a scientific divulgation article, using as categories of analysis the notion genre discourse. We realize in the analyzed texts the perspective that the use of animals is essential to the progress of science, so that any activity contrary to the realization of this practice is seen as radical and harmful to the scientific development. From this, we observed that the scientific divulgation discourse endorses the status quo of scientific production.

KEYWORDS:
scientific experimentation; language; ideology; non-human animals;

SHERLOCK E A REDE: FORMAS DO CRONOTOPO NA CONTEMPORANEIDADE

MARCELA BARCHI PAGLIONE
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RESUMO:
O seriado Sherlock (2010) traz em sua constituição a contemporaneidade, tanto em sua ambientação como em sua produção, circulação e recepção transmidiáticas (JENKINS, 2006) de maneira que as categorias de tempo e espaço se encontram pulverizadas pela Rede. A partir da filosofia da linguagem do Círculo BMV (Bakhtin, Medvíedev, Volochinov), tem-se como objetivo discutir o conceito de cronotopo (BAKHTIN, 1988) a partir de Sherlock e demonstrar que ali há o que chamamos de cronotopo etéreo, tanto nos episódios quanto nas respostas transmidiáticas de seus fãs. Em uma análise que vai da linguística para a translinguística (BAKHTIN, 2015), partir-se-á de Sherlock e de sua constituição enquanto gênero seriado para a análise-interpretação da construção de um cronotopo etéreo.

PALAVRAS-CHAVE:
Sherlock; cronotopo; mídia;

ABSTRACT:
The Sherlock series (2010) brings in its constitution the contemporaneity, both in its setting and in its transmediatic production, circulation, and reception (JENKINS, 2006) in a way that the categories of time and space are pulverized by the Net. From the philosophy of the language of the BMV Circle (Bakhtin, Medvíedev, Volochinov), we aim to discuss the concept of chronotope (BAKHTIN, 1988) from Sherlock and demonstrate that there is what we call an ethereal chronotope in both episodes and transmediatic responses of its fans. In an analysis that goes from linguistics to translinguistics (BAKHTIN, 2015), we start from Sherlock and its constitution as a TV series genre to the analysis-interpretation of the construction of an ethereal chronotope.

KEYWORDS:
Sherlock; chronotope; media;

PÔSTERES DE FILMES INFANTIS: UM MEIO PARA PRATICAR O LETRAMENTO MULTIMODAL NA ESCOLA

CLÁUDIA REGINA PONCIANO FERNANDES
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RESUMO:
O presente artigo apresenta a leitura multimodal de três pôsteres de filmes infantis através do olhar da Gramática do Design Visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006). O objetivo principal é estabelecer uma relação entre a análise apresentada e a necessidade de incentivar o desenvolvimento do letramento multimodal desde o ensino fundamental, contribuindo assim para a prática pedagógica e para pesquisas na perspectiva do Discurso Visual. As imagens dos pôsteres mostraram um mundo de emoções variadas e personificadas, atributos incomuns de princesas e príncipes, mas vilões ’bonzinhos’. Espera-se incentivar o desenvolvimento do letramento visual desde os anos iniciais na escola enquanto forma de representação do mundo, interações e relações de significado.

PALAVRAS-CHAVE:
pôsteres de filmes; letramento multimodal; Gramática do Design Visual;

ABSTRACT:
The present article presents a multimodal reading of three posters of children's movies through a look at the Grammar of Visual Design (KRESS and VAN LEEUWEN, 2006). The main aim is to establish a relationship between the analysis presented and the need to encourage the development of multimodal literacy since elementary school in order to contribute to the pedagogical practice and to researches in the perspective of visual discourse. The images of the posters presented a world of varied and personified emotions, unusual attributes of princesses and princes, but ' good ' villains. It is expected to encourage the development of visual literacy since the initial years in school as a form of representation and reading the world, interactions and relations of meaning.

KEYWORDS:
film posters; multimodal literacy; Grammar of Visual Design;

O DISCURSO CANADENSE DO MULTICULTURALISMO NO DISCURSO DOS DIREITOS HUMANOS: INTEGRAR OU ASSIMILAR?

DIEGO BARBOSA DA SILVA
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RESUMO:
Atualmente, o Canadá se constrói no mito de uma terra hospitaleira, tolerante e próspera, que garantirá recursos econômicos e direitos sociais de forma igualitária para as mais variadas culturas. Neste artigo, por meio do aparato teórico-metodológico de Pêcheux e Orlandi, dando continuidade à análise do funcionamento do discurso do multiculturalismo nesse país, observamos movimentos de sentido de uma política de assimilação da diferença para uma política de integração da diferença. Contudo, mostramos que para se tornar dominante, o discurso do multiculturalismo se ancora no discurso dos direitos humanos, ampliando sua capacidade de dissimulação para encobrir uma memória da assimilação que permanece.

PALAVRAS-CHAVE:
discurso; multiculturalismo; direitos humanos; Canadá;

ABSTRACT:
Today, Canada builds on the myth of a hospitable land, tolerant and prosperous land that will guarantee economic resources and social rights in an equal way for the most diverse cultures. In this article, through the theoretical-methodological apparatus of Pêcheux and Orlandi, giving continuity to the analysis of the multiculturalism discourse in that country, we observe movements of meaning of a policy of assimilation of difference into a policy of integration of difference. However, we have shown that to become dominant, the discourse of multiculturalism is anchored in the discourse of human rights, expanding its capacity for dissimulation to cover up a memory of the assimilation that remains.

KEYWORDS:
discourse; multiculturalism; human rights; Canada;

PRAZER ESTÉTICO E CONTROLE EMOCIONAL OU CAUSA DO DESEJO DE STATUS: O DISCURSO DA MERITOCRACIA SOCIAL E O CONSUMIDOR HEDONISTA

ROSANE DA CONCEIÇÃO PEREIRA
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RESUMO:
O artigo é uma análise dos aspectos motivacionais ao consumo. Enfatiza as relações entre a busca de prazer e de controle emocional pela prática de consumo da arte e de outros na perspectiva de Colin Campbell. Trata-se também de uma crítica ao discurso político que afirma a meritocracia como causa do desejo de status na visão de Alain de Botton.

PALAVRAS-CHAVE:
consumo; discurso; meritocracia;

ABSTRACT:
The article is an analysis of the motivational aspects to the consumption. Emphasizes the relations between the pursuit of pleasure and emotional control by the practice of consumption of art and others in the perspective of Colin Campbell. It is also a critique of the political discourse that affirms meritocracy as the cause of the desire for status in Alain de Botton's view.

KEYWORDS:
consumption; discourse; meritocracy;

Seção Temática

SEÇÃO TEMÁTICA: DISCURSO ARTE E LITERATURA (PARTE II)

EDITORIA EXECUTIVA
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RESUMO:
Esta seção temática proposta para integrar o vol. 17 da Revista Entremeios acolheu artigos que, a partir de perspectivas que consideram o funcionamento da linguagem na sociedade, tematizam as relações entre o discurso e produções artístico-literárias. Pesquisadores de diversas áreas aí inscritos submeteram trabalhos que, por meio de diferentes materiais, têm a arte e/ou a literatura, em seus diversos aspectos, como objetos de estudo, abordando questões discursivas em corpora artísticos e/ou literários, analisando especificidades da arte, da literatura, da poesia em elaborações teórico-metodológicas que se inscrevem ou que se relacionam de algum modo com o campo das ciências da linguagem (elaborações, por exemplo, discursivas, psicanalíticas, históricas, sociológicas etc.), propondo reflexões que levam à compreensão das possíveis relações entre linguagem e literatura (prosa ou poesia) e/ou arte. A seção objetivou reunir contribuições para o estudo do artístico e/ou do literário pensados em sua constituição e funcionamento produzidos na relação com o funcionamento da linguagem, com o discursivo, em face à sociedade, à história, ao político. Objetos diversos e enfoques plurais a partir dos quais vislumbrou-se um horizonte comum: a consideração da arte e/ou da literatura como algo que toca o político, o linguageiro, o inconsciente, o real.

PALAVRAS-CHAVE:
discurso; arte; literatura; político; sociedade;

ABSTRACT:
This thematic section proposed to integrate vol. 17 of the journal Entremeios hosted articles that, from perspectives that consider the functioning of the language in the society, themed the relations between discourse and artistic-literary productions. Researchers from different fields submitted papers that, through different materials, have art and / or literature, in their various aspects, as objects of study, addressing discursive issues in artistic and / or literary corpora, analyzing the specificities of art , of literature, of poetry in theoretical and methodological elaborations that are inscribed or related in some way to the field of language sciences (eg, discourse, psychoanalysis, history, sociology etc.), proposing reflections that lead to understanding possible relationships between language and literature (prose or poetry) and / or art. The section aimed to gather contributions to the study of the artistic and / or literary thought in its constitution and functioning produced in the relationship with the functioning of language, of the discursive, in the face of society, history, and of the political constitution of meaning. Diverse objects and plural approaches from which a common horizon has been glimpsed: the consideration of art and / or literature as touching the political, the linguistic, the unconscious, the real.

KEYWORDS:
discourse; art; literature; political; society;

REDES DISCURSIVAS: LEITURA, LIVROS E LITERATURA

FERNANDA CORREA SILVEIRA GALLI
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RESUMO:
Com base na perspectiva teórica da Análise do Discurso pecheuxtiana, propomos neste artigo uma reflexão em torno das redes discursivas que se tecem sobre leitura, livros e literatura, a partir da hipótese de que há um atravessamento dos seus processos de constituição que faz com que as redes de sentidos (sobre leitura, livros e literatura) se entrecruzem e, nesse entrecruzamento, discursivizam o livro como um “objeto” legitimado e a literatura como uma exigência (BLANCHOT, 2005) para a prática da leitura. Para tanto, analisamos relatos escritos por professores da Educação Básica sobre o trabalho com a leitura em sala de aula. Interessa-nos, de modo particular, investigar o funcionamento das diferentes formações discursivas (FD) e das posições ideológicas que determinam o que pode e deve ser dito (PÊCHEUX, 2009) sobre a prática da leitura, bem como sua relação com os livros e com a literatura.

PALAVRAS-CHAVE:
redes discursivas; leitura; livro; literatura;

ABSTRACT:
Based on the theoretical perspective of Pêcheux’s Discourse Analysis, we propose in this article a reflection on the discursive networks that are weaving on reading, books and literature, from the hypothesis that there is a crossing of yours processes of constitution that causes that the networks of meanings (about reading, books and literature) intersect, and in this intertwining, they discursive the book as a legitimized “object” and literature as a requirement (BLANCHOT, 2005) for the practice of reading. Therefore, we analyzed reports written by teachers of Basic Education about working with reading in the classroom. What interests us, particularly, to investigate the functioning of the different discursive formations and the ideological positions that determine what can and should be said (PÊCHEUX, 2009) about the practice of reading, as well as its relationship with books and with the literature.

KEYWORDS:
discourse networks; reading; book; literature;

O IMAGINÁRIO DO SAGRADO A PARTIR DAS ESCULTURAS DO PAREDÃO EM ORLEANS-SC: A ARTE DO SAGRADO E O SAGRADO NA ARTE DE ZÉ DIABO

HELOISA JUNCKLAUS PREIS MORAES; LUIZA LIENE BRESSAN; ANA CAROLINE VOLTOLINI FERNANDES
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RESUMO:
Este estudo tem por objetivo discutir as relações entre imaginário, sagrado, obra de arte e pertencimento. A partir das “esculturas do paredão” do artista Zé Diabo procuramos estudar as imagens por ele esculpidas em rocha viva no município de Orleans, Santa Catarina. Para atender ao objetivo traçado, buscamos refletir sobre o conceito de arte e construir a relação existente entre imaginário, sagrado e de que forma se constrói as teias que nos une e que nomeamos de pertencimento. Como percurso metodológico nos guiamos pelos caminhos da Hermenêutica Simbólica, tendo o conceito de trajeto antropológico como guia de compreensão simbólica.

PALAVRAS-CHAVE:
imaginário; sagrado; arte; esculturas no paredão; pertencimento;

ABSTRACT:
This study aims to discuss the relationships between imaginary, sacred, work of art and belonging. From Zé Diabo's "wall-stone" sculptures we tried to study the images he sculpted in living rock in Orleans, Santa Catarina. In order to meet the goal set, we seek to reflect on the concept of art and build the relationship between imaginary and sacred and how the webs that unite us and which we name as belonging. As a methodological course, we are guided by the paths of Symbolic Hermeneutics, having the concept of an anthropological path as a guide to symbolic understanding.

KEYWORDS:
imaginary; sacred; art; sculptures in the wall; belonging;

A LÍNGUA DA CORRESPONDÊNCIA: UMA LÍNGUA PARA A ESCRITA DE SI

LÍVIA LETÍCIA BELMIRO BUSCÁCIO
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RESUMO:
O presente artigo consiste em um gesto de leitura da correspondência de Mário de Andrade enquanto materialidade discursiva, com base na Análise de discurso (PÊCHEUX, ORLANDI).

PALAVRAS-CHAVE:
Mário de Andrade; correspondência; Análise de discurso;

ABSTRACT:
This article consists an analysis of correspondence of Mário de Andrade as discursive materiality, based on Discourse Analysis (PÊCHEUX, ORLANDI).

KEYWORDS:
Mário de Andrade; correspondence, Discourse Analysis;

POR UMA CRÍTICA ARTÍSTICA

GABRIEL MOREIRA FAULHABER
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RESUMO:
O presente artigo intenta propor uma nova prática de crítica literária. Partindo de um diagnóstico feito por Alberto Pucheu (2007) de que a crítica literária estaria, há algum tempo, completamente afastada de seu objeto de estudo, movimentamos nomes como Nietzsche, Barthes e Deleuze para apresentarmos uma possibilidade de crítica que, em seu próprio fazer, ofereça marcas e características de seu objeto abordado. Uma crítica artística.

PALAVRAS-CHAVE:
crítica; leitor; arte;

ABSTRACT:
This paper intends to propose a new practice of literary criticism. Starting from a diagnosis elaborated by Alberto Pucheu that literary criticism would have been, for some time, completely aloof from its object of study, we rummage names like Nietzsche, Barthes and Deleuze to present a possibility of criticism that, in its own doing, offers traces and characteristics of its approached object. An artistic criticism.

KEYWORDS:
criticism; reader; art

ENTRE O REPRIMIDO E O LIBERTO: UMA LEITURA DO CORPO EM MULHER NO ESPELHO, DE HELENA PARENTE CUNHA

SILVANA NASCIMENTO LIANDA
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RESUMO:
O estudo discute os processos repressivos expressos no romance Mulher no Espelho, de Helena Parente Cunha, e o modo como estes direcionam as ações da personagem central. Foram realizadas leituras a respeito do contexto social de escrita e publicação da obra, bem como acerca de repressão, corpo e psicanálise. Assim, a partir de uma fundamentação baseada, principalmente, em Marilena Chauí (1991) e Sigmund Freud (1975) verificou-se a tentativa da personagem de romper com a ordem repressiva na qual foi criada. Porém, vencida pelas pressões que constituíram o corpo aprisionado, a personagem permanece imersa no mesmo conflito psíquico entre o impulso do prazer almejado e a pressão da realidade repressora ao qual estivera condicionada no início da trama.

PALAVRAS-CHAVE:
Mulher no Espelho; repressão; corpo; psicanálise;

ABSTRACT:
The study discusses the repressive processes expressed in the novel Woman in the Mirror by Helena Parente Cunha and the way in which they direct the actions of the central character. Readings were made regarding the social context of writing and publication of the work, as well as about repression, body and psychoanalysis. Thus, based on a foundation based mainly on Marilena Chauí (1991) and Sigmund Freud (1975), the character's attempt to break with the repressive order in which she was created was verified. However, overcome by the pressures that constituted the imprisoned body, the character remains immersed in the same psychic conflict between the impulse of the desired pleasure and the pressure of the repressive reality that had been conditioned at the beginning of the plot.

KEYWORDS:
Woman in the Mirror; repression; body; psychoanalysis;

A LÍNGUA NA LÍNGUA DO POETA: O PRÓPRIO DA LÍNGUA

ELIANA DE ALMEIDA; VANISE GOMES DE MEDEIROS
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RESUMO:
A literatura se constitui a partir de rituais que instauram uma memória na língua: memória na sintaxe, nas repetições; memória que dá forma e formato ao texto e que se inscreve ainda nas suas bordas (título, epígrafes, notas, e, entre outras, glossários). Ritual este que inscreve o dentro e o fora do texto; e que fura. Com o poema “Glossário de transnominações em que não se explicam algumas delas (nenhumas) ou menos”, de Manoel de Barros estamos diante de uma quebra do ritual glossário. Os diferentes chãos deste artigo dizem da análise: das retomadas teóricas, a partir do que problematizamos a escrita literária, como ritual discursivo de dizer, indo aos chãos que conduziram, de modo especial, refletir sobre a língua, ancoradas em Foucault (1996); Pêcheux (1990) e Auroux (1998).

PALAVRAS-CHAVE:
língua; ritual discursivo; glossário; literatura; escrita;

ABSTRACT:
The literature is constituted from rituals that establish a memory in the language: memory in the syntax, in the repetitions; memory that gives form and format to the text and that still inscribes in its borders (title, epigraphs, notes, and, among others, glossaries). This ritual that inscribes the inside and the outside of the text; and that sticks. With the poem "Glossary of transnominations in which some of them (none) or less are not explained," we are faced with a break in the glossary ritual. The different floors of this article refer to the analysis of theoretical retakes, from which we problematize literary writing, as a discursive ritual of saying, going to the floors that led, especially, to reflect on the language, anchored in Foucault (1996); Pêcheux (1990) and Auroux (1998).

KEYWORDS:
language; discursive ritual; glossary; literature; writing;

OS DESDOBRAMENTOS DO AMOR EM ÉROS, FILÍA E ÁGAPE EM “DÃO-LALALÃO”, DE GUIMARÃES ROSA

CLARISSA CATARINA BARLETTA MARCHELLI
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RESUMO:
O desejo sexual de um jagunço por uma prostituta é razão suficiente para um pedido de casamento. Passados três anos de matrimônio no religioso e no civil, o relacionamento do matador com a meretriz sofre abalo quando do reencontro de um velho amigo e um tropeiro que o acompanha. Aparentemente ciumento, a insegurança de Soropita camufla uma vaidade. O presente artigo procura demonstrar em que medida o desdobramento do relacionamento de Soropita com Doralda dialoga com as três acepções de amor que o léxico grego comporta: Eros, Filía e Ágape, segundo os filósofos contemporâneos André Comte-Sponville e Paul Ricoeur.

PALAVRAS-CHAVE:
Guimarães Rosa; amor; Eros; Filía; Ágape;

ABSTRACT:
The sexual desire of a roughneck for a prostitute is reason enough for a marriage proposal. Three years of marriage in the religious and civil, the relationship of the murderer with the prostitute suffers concussion when the meeting with an old friend and his drover accompanying. Apparently jealous, the insecurity of Soropita hides a vanity. This article seeks to demonstrate the way how the relationship between Soropita and Doralda dialogues with the three meanings of love that the Greek lexicon supports: Eros, Philia and Agape, according to the contemporary philosophers André Comte-Sponville and Paul Ricoeur.

KEYWORDS:
Guimarães Rosa; love; Eros; Philia; Agape;

ENTRE CINDERELAS E BELAS ADORMECIDAS: REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA

PEDRO AFONSO BARTH
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RESUMO:
O objetivo deste trabalho é verificar quais são as representações femininas nas obras de autoria feminina escritas para adolescentes, levando em conta que os contos de fadas clássicos retratam princesas como vítimas fragilizadas. Para tanto, analisamos a obra Cinderela Pop de Paula Pimenta (2015) e O enigma da Adormecida de Simone Marques (2015). A primeira obra é de uma das autoras mais vendidas da atualidade entre adolescentes, a segunda, não é tão conhecida, mas faz parte de uma tendência em ascensão, pois é uma saga fantástica. Na análise verificamos que tanto a nova Cinderela quanto a nova Bela Adormecida ainda possuem características de fragilidade, incoerentes com as representações femininas do século XXI. Assim, o trabalho apresenta reflexões sobre o papel da mediação de leitura no sentido de problematizar e refletir criticamente sobre as representações nessas obras.

PALAVRAS-CHAVE:
representação feminina; literatura juvenil; contos de fada; discurso literário;

ABSTRACT:
The objective of this work is to verify which are the female representations in the works of female authors written for adolescents, taking into account that the classic fairy tales portray princesses as fragilized victims. For that, we analyze the literary work Cinderela Pop by Paula Pimenta (2015) and O enigma da Adormecida by Simone Marques (2015). The first literary work is one of the best-selling authors of the day among teenagers, the second is not so well known, but it is part of a rising trend, as it is a fantastic saga. In the analysis we verified that both the new Cinderella and the new Sleeping Beauty still have characteristics of fragility, incoherent with the feminine representations of the 21st century. Thus, the paper presents reflections on the role of reading mediation in the sense of problematizing and reflecting critically on the representations in these literary works.

KEYWORDS:
female representation; youth Literature; fairy tale; literary discourse;

LAÇOS EM FAMÍLIA NA DISCURSIVIDADE DO AFETO

NICOLE CORTE LAGAZZI; SUZY MARIA LAGAZZI
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RESUMO:
Apresentamos uma análise do conto “Feliz Aniversário”, de Clarice Lispector (1960), entremeando discurso e inconsciente, análise, psiquê e literatura.

PALAVRAS-CHAVE:
Feliz Aniversário; Clarice Lispector; discurso; inconsciente; literatura;

ABSTRACT:
We present an analysis of the short story “Happy Birthday” [“Feliz Aniversário”] by Clarice Lispector (1960), interspersing discourse and the unconscious, as well as analysis, psyche and literature.

KEYWORDS:
Feliz Aniversário; Clarice Lispector; discourse; unconscious; literature;