Edição atual



Volume 15, jul/dez 2017


Editorial

EDITORIAL VOL. 15, JUL.-DEZ. 2017

EDUARDO ALVES RODRIGUES; ENI PUCCINELLI ORLANDI
[fechar]


RESUMO:


PALAVRAS-CHAVE:


ABSTRACT:


KEYWORDS:

Estudos

LER A IMAGEM FOTOGRÁFICA, CONTEMPLAR O TEXTO LITERÁRIO: IM(COM)PLICAÇÕES DE LINGUAGEM

SANDRA REGINA KLAFKE VERBIST
[fechar]


RESUMO:
este artigo parte da noção de literatura como espaço que cinde a realidade simbólica socialmente partilhada entre os sujeitos, permitindo ao ser humano uma experiência de libertação, a partir de si mesmo e do sentido que advém do texto, no momento em que metalinguísticamente transforma o discurso em imagem. Tendo por base uma problemática que exige o estudo da linguagem, aborda-se a linguagem literária e a língua do homem como bases para a construção da ideia da literatura como fotografia (BARTHES, 2009a; 2009b), partindo do ponto de vista dos estudos enunciativos (BENVENISTE, 1995; 2006; 2014). Como resultado, este texto indica que a literatura e a fotografia são espaços para subjetivação da experiência humana na linguagem, o que permite entender que o texto literário pode emergir como imagem no momento em que rompe com o mundo do significante e promove a sensação de “poderia ser”, próxima da ideia barthesiana de punctum.

PALAVRAS-CHAVE:
Literatura; Fotografia; Arte; Discurso; Linguagem;

ABSTRACT:
this article starts from the notion of literature as the space that divides the symbolic reality socially shared among the subjects, allowing to the human an experience of liberation, starting from himself and from the meaning that comes from the text, in the moment that in a metalinguistic mode transforms the speech in image. Based on an issue that requires the study of language, is analyzed the literary language and the language of man as basis for the construction of the idea of literature as photography (BARTHES, 2009a; 2009b), starting from the point of view of the enunciative studies (BENVENISTE, 1995; 2006; 2014). As a result, this text indicates that the literature and the photography are spaces to the subjectivation of the human experience in language, that permit to understand that the literary text can emerge as image in the moment that breaks with the world of the significant and promotes the sensation of “it could be”, near of the barthesian idea of punctum.

KEYWORDS:
literature; Photography; Art; Discouse; Language;

A PLURIDIMENSIONALIDADE DO LÉXICO EM PRÁTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS

BEATRIZ DARUJ GIL
[fechar]


RESUMO:
A partir do modelo de categorização das atividades de ensino de léxico de Oxford e Scarcella (1994), analisam-se, neste artigo, atividades de vocabulário em materiais didáticos de português língua materna (PLM) e português língua estrangeira (PLE) e em seguida apresenta-se uma prática de leitura, com ênfase no caráter pluridimensional do léxico, na qual são destacados os traços semânticos, morfossintáticos e discursivos de unidades lexicais, com o objetivo de demonstrar que a competência lexical se desenvolve por meio do conhecimento integral da palavra, diferentemente da tradição de ensino de léxico que sempre esteve concentrada no princípio da equivalência lexical.

PALAVRAS-CHAVE:
léxico; competência lexical; equivalência lexical

ABSTRACT:
From the categorization model of lexicon teaching activities of Oxford and Scarcella (1994), in this article vocabulary activities are analyzed in teaching materials of Portuguese as a native language and Portuguese as a foreign language. Then a vocabulary teaching practice is presented, with an emphasis on the lexicon multidimensional character, in which semantic, morphosyntactic and discursive features of lexical units are highlighted in order to demonstrate that lexical competence is developed by means of full knowledge of the word, unlike the lexicon teaching tradition that has always focused on the principle of lexical equivalence.

KEYWORDS:
lexicon; lexical competence; lexical equivalence

LINGUÍSTICA APLICADA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: CONCEITOS E TRAMITAÇÕES

SILVIO NUNES DA SILVA JÚNIOR
[fechar]


RESUMO:
O presente estudo busca refletir teoricamente sobre a preocupação em se empregar estudos no campo da linguística aplicada (LA) direcionados com maior ênfase à formação de professores de línguas. Diante da discussão teórica expandida sobre o papel do linguista aplicado e algumas das abordagens contemporâneas sobre a formação de professores no campo da LA, concluímos que a educação linguística vem remeter a defesa de um ensino pautado na linguagem em sentido macro; a LA transgressiva traz ricas contribuições com os temas basilares para o debate com base no estudo da linguagem em sala de aula; e os estudos sobre letramento surgem como medida de conscientização da comunidade docente acerca de seus papeis enquanto aprendizes quando exercem o trabalho de agentes nas práticas de letramento.

PALAVRAS-CHAVE:
linguista aplicado; educação linguística; práticas de letramento;

ABSTRACT:
The present study seeks to reflect theoretically on a concern in rehearsing studies in the field of applied linguistics (LA) directed with more training in language teacher training. Faced with the expanded theoretical discussion on the role of applied language and some of the contemporary approaches to teacher training in Latin America, we conclude that a linguistic education comes to refer to a defense of a language-oriented teaching in the macro sense; The transgressive LA brings rich contributions with the basic themes to the debate based on the study of language in the classroom; And studies on creating a text as a measure of community awareness.

KEYWORDS:
applied linguist; linguistic education; literacy practices;

DA BELEZA AO TALENTO: NOVAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA GASTRONOMIA

ANA CAROLINA DE GODOY; MARIA CLECI VENTURINI
[fechar]


RESUMO:
Historicamente, os sujeitos-femininos atuam na cozinha e isso faz com que ‘o estar’ nessa posição ressoe como o lugar naturalizado da mulher, até mesmo quando ela atua profissionalmente na gastronomia. Nossa proposta é, em função disso, verificar quais memórias e discursos sustentam essa posição na mídia. Priorizamos, em nossas análises, um intervalo temporal de cinco anos, pois esse espaço de tempo nos permite dizer que os efeitos de sentido variam de acordo com a materialidade analisada e com os sujeitos que ocupam o lugar discursivo de interlocutores. Os posicionamentos e as análises inscrevem-se na teoria do discurso e entremeamos os estudos de gênero e de história com vistas a pensar os sujeitos-femininos na Gastronomia, perguntando pelo modo como eles são representados, considerando o funcionamento do imaginário de mulher e de homem na formação social.

PALAVRAS-CHAVE:
Discurso; sujeitos; memória;

ABSTRACT:
Historically, female subjects act in the kitchen and this means that 'being' in this position resounds as the naturalized place of the woman, even when she acts professionally in the gastronomy. Our proposal is, therefore, to verify what memories and discourses sustain this position in the media. We prioritize in our analyzes a time interval of five years, since this space of time allows us to say that the effects of meaning vary according to the analyzed materiality and with the subjects that occupy the discursive place of interlocutors. Positions and analyzes are part of the theory of discourse and we interweave studies of gender and history with a view to thinking the female subjects in Gastronomy, asking for the way they are represented, considering the functioning of the imaginary of woman and man In social formation.

KEYWORDS:
Discourse; subjects; memory;

ANÁLISE DO DISCURSO DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS IDENTIFICADAS COMO GAGAS: MITOS E SILENCIAMENTOS

NADIA PEREIRA DA SILVA GONÇALVES DE AZEVEDO; MARIA DO CARMO GOMES PEREIRA CAVALCANTI
[fechar]


RESUMO:
Este trabalho lança um outro olhar relativo aos estudos da gagueira, a ótica linguístico-discursiva. As propostas terapêuticas mais divulgadas se dividem em dois paradigmas: o centrado no sintoma e o centrado no sujeito. Pesquisadores filiados ao primeiro paradigma procuram marcar, no corpo, a gênese do distúrbio ou patologia, como é por muitos nomeada, negligenciando as posições discursivas, considerando conhecimento vulgar a dinâmica disfuncional da família como agente precipitador da gagueira. Este trabalho tem por escopo analisar o discurso de familiares de crianças ditas gagas no Grupo de Estudos e Atendimento à Gagueira Infantil (GEAGi) para identificar a evidência de mitos, além do silenciamento da criança, bem como descrever a mudança de Formação Discursiva no discurso da família de crianças identificadas como gagas e constatar a mudança da posição sujeito da criança a partir do discurso das famílias e participação do pesquisador no GEAGi. Este trabalho é parte da dissertação de mestrado de uma das pesquisadoras em que a AD foi o instrumento teórico-metodológico e se ancora no estudo da gagueira realizado por Azevedo (2000; 2006; 2013). A abordagem desta pesquisa será qualitativa e desenvolvida no GEAGi em Universidade do Recife. Utilizamos como aparato teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa (AD), fundada por Pêcheux e desenvolvida no Brasil por Orlandi e outros estudiosos, articulando-a a estudos de alguns especialistas em gagueira como Azevedo, Freire, entre outros. O método utilizado será o discursivo a partir do trabalho sistemático com escuta familiar e, como procedimento, recortes dos discursos de dois sujeitos sobre crianças ditas gagas, constituídos longitudinalmente, gravados em áudio e transcritos literalmente para posterior análise. Apoiando as análises no interdiscurso, identificaram-se algumas formações discursivas corporeificadas no discurso dos sujeitos em estudo. A análise discursiva apontou para uma mudança de formação discursiva de fluência ideal para fluência não linear e o caminho linguístico-discursivo como possibilidade terapêutica.

PALAVRAS-CHAVE:
família; formação discursiva; gagueira; Análise de Discurso;

ABSTRACT:
This work takes a different view on the stuttering studies, linguistic and discursive view. The most widespread therapeutic approaches are divided into two paradigms: the symptom-centered and focused on the subject. Researchers affiliated with the first paradigm seek to distinguish, in the body, the genesis of the disorder or pathology, as for many named, overlooking the discursive positions, considering common knowledge dysfunctional family dynamics as precipitator agent to stuttering. This work has the scope to analyze the family speech of children said stutters in Child Stuttering Studies and Assistance Group (Grupo de Estudos e Atendimento à Gagueira Infantil – GEAGi) to identify evidence of myths, in addition to the child silencing, and to describe the change of Discursive Formation in the family speech of children identified as stutterers and note the change in subject position of the child from the discourse of families and participation of the researcher in GEAGI. The approach of this research is qualitative and developed in GEAGI in University of Recife. We used as a methodological and theoretical apparatus the French Analysis of Speech, outlined by Pêcheux and developed in Brazil by Orlandi and other scholars, linking the studies of some stuttering experts as Azevedo, Freire, among others. The method used is the discursive based on the systematic work of family listening and, as procedure, two fragments of families discourse formed longitudinally recorded in audio and transcribed literally for further analysis. Supporting the analysis in interdiscursivity, it was identified some embodied discursive formations in the speech of the subjects under study. The discursive analysis indicated a change of discursive formation of ideal fluency for nonlinear fluency and the linguistic-discursive approach as a therapeutic possibility.

KEYWORDS:
family; discursive formation; stuttering; Discursive Analysis;

LAS ÚLTIMAS PALABRAS DE VIDELA Y MELI EN TRIBUNALES ARGENTINOS. EMERGENCIAS Y ARTICULACIÓN DE OBJETOS DE DISCURSO

PAULO DAMIÁN ANICETO
[fechar]


RESUMO:
En este artículo, ofrecemos los resultados del análisis semiótico de las últimas palabras de dos acusados por crímenes de lesa humanidad, Jorge R. Videla y Vicente Meli en Tribunales de Justicia argentinos. Desde una perspectiva anclada en la teoría jurídica crítica que asume el campo judicial como un ámbito polémico, reconocemos la construcción de singulares enunciadores y objetos de discurso por parte de distintos actores procesales. Ambos acusados dan a la emergencia de enunciadores que dramatizan argumentos jurídicos desde una posición profesional, invirtiendo la posición lega atribuida por la lex scripta, la querella, los magistrados y hasta la defensa.

PALAVRAS-CHAVE:
últimas palabras; delitos de lesa humanidad; semiótica jurídica;

ABSTRACT:
In this paper we offer results of a semiotic analysis on final words of two accused of crimes against humanity, Jorge R. Videla and Vicente Meli. We recognize singular utters and objects of discourse to be built by differents procedural actors. We recognize it from a semiotic perspective anchored in the Critical Legal Studies wich assume the judicial field as a polemic ambit or sphere. Both defendants strategically dramatize legal arguments from a professional position, in opposition to legal-lay position that prosecution, the judges, as well as defense, attribute to them.

KEYWORDS:
judicial last words; crimes against humanity; legal semiotics;

DISCURSOS DO/SOBRE O BAIRRO SÃO GERALDO/ATERRADO NA CIDADE DE POUSO ALEGRE

ANDRÉ SILVA BARBOSA
[fechar]


RESUMO:
Esta pesquisa é sobre o bairro São Geraldo da cidade de Pouso Alegre - MG, também conhecido popularmente como Aterrado. Tendo em vista que ele está localizado em uma região central na cidade, e que desde a sua formação até os dias atuais ele vem sendo constituído pela falta do Estado em seu espaço, a partir do campo teórico da Análise de Discurso, o nosso objetivo geral foi compreender o modo como o bairro é significado na cidade em tais condições de produção. Especificamente, analisamos esse processo de significação trabalhando com determinados discursos sobre o São Geraldo/Aterrado e também com discursos do próprio bairro.

PALAVRAS-CHAVE:
São Geraldo; aterrado; Pouso Alegre; discurso (do) urbano; discurso da cidade;

ABSTRACT:
It is a research about São Geraldo neighborhood from Pouso Alegre city, also popularly known as Aterrado. Since this neighborhood is located in a central region of the city and from the formation of the city until the current days it is being constituted by the lack of the state in its space, using the theoretical field of Discourse Analysis, our general aim is to understand the way the neighborhood is signified in the city in such conditions of productions. Specifically, we analyze this process of signification working with determined discourses about São Geraldo/Aterrado and also with discourses about the own neighborhood.

KEYWORDS:
São Geraldo; Aterrado; Pouso Alegre; discourse (of) urban; discourse of the city;

GRAFOS NA LEITURA DE AD

MARIANA GARCIA DE CASTRO ALVES
[fechar]


RESUMO:
Busca-se uma reflexão sobre a leitura de grafos em redes digitais. O objetivo é compreender os efeitos de sentido produzidos pelo grafo enquanto forma material de arquivos contemporâneos. Como ferramenta, o grafo supera as capacidades individuais de memória. Assim, representa subjetividades historicamente constituídas, numa perspectiva externalista. Esse tipo de arquivo tem sido fonte para diversas áreas como antropologia, comunicação, marketing etc. Ao considerar tecnologia, ideologia e inconsciente, buscamos refletir criticamente sobre a leitura de grafos, numa relação de entremeio, metafórica, entre a teoria ator-rede (ANT), de Bruno Latour, e a análise automática de discurso (AAD), no entendimento de sentidos em circulação inscritos no modo de produção capitalista em seu estágio atual.

PALAVRAS-CHAVE:
redes; grafos; arquivo; Análise Automática de Discurso; análise do discurso digital;

ABSTRACT:
This article seeks to understand the reading of graphs in digital networks. The objective is to think about the effects of sense produced by the graph as a material form of contemporary archives. As a tool, the graph exceeds the individual memory capacities. Thus, it represents historical subjectivities, from an externalist perspective. This type of archive has been source for several areas such as anthropology, communication, marketing, etc. Considering technology, ideology and unconscious, we seek to understand the reading of graphs critically, in a metaphorical relationship between Bruno Latour's actor-network theory (ANT) and the automatic discourse analysis, to understand the circulating meanings inscribed in the capitalist mode of production at its present stage.

KEYWORDS:
networks; graphs; archive; Automatic Discourse Analysis; digital discourse analysis;

TEXTO E AUTORIA EM GESTOS DE LEITURA E ESCRITA NO ENEM

MAGNA LEITE CARVALHO LIMA
[fechar]


RESUMO:
O objetivo deste artigo é identificar como um candidato se constitui autor em sua produção de texto e atribui significação à Proposta de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicado no ano de 2014. Para isso, discorremos sobre algumas noções como leitura, escrita, alfabetização e letramento, que ancoram nossas discussões e análises. Em função do objeto de estudo aqui privilegiado, tecemos algumas considerações sobre texto e autoria, bem como sobre o discurso legitimado de povo colonizado na história brasileira, desde a colonização. Algumas considerações sobre o ENEM e suas reformulações ao longo dos anos também foram apresentadas. Nossas considerações teórico-analíticas se fundamentam na perspectiva da Análise de Discurso francesa (AD). A análise desenvolvida tomou como corpus discursivo a Proposta de Redação do ENEM de 2014, bem como a produção textual de um candidato que prestou o Exame e obteve uma nota acima da média.

PALAVRAS-CHAVE:
leitura; escrita; autoria; redação; ENEM;

ABSTRACT:
The purpose of this article is to identify as how a candidate constitutes an author in your own text production or assigns meaning to the Proposal of the National High School Exam Writing, applied in the year 2014. Then, we carry on about some notions such as reading, writing, literacy that anchor our discussion and analyses. Due to the privileged object of study here, we weave some considerations about text and authorship, as well as the legitimate discourse in Brazilian history since colonization. Some considerations on the National High School Exam Writing and your revisions over the years were also presented. Our theoretical and analytical considerations are based on the perspective of French Discourse Analysis. The analysis developed took as corpus discursive of the National High School Exam Writing the Proposal of 2014 as the textual production of a candidate who took the exam, getting a score above average.

KEYWORDS:
reading; writing; authorship; National High School Writing Exam;

NAS SENDAS DO DISCURSO: SENTIDOS POSTOS PELA NOMEAÇÃO DO DEFICIENTE/DA DEFICIÊNCIA

OLIMPIA MALUF SOUZA; PATRÍCIA APARECIDA DA SILVA; WELLINGTON MARQUES DA SILVEIRA
[fechar]


RESUMO:
A tomada discursiva da história da deficiência/do deficiente nos permite compreender que, desde a era medieval aos dias atuais, o deficiente foi tomado por dois funcionamentos: o da rejeição e eliminação sumária, de um lado, e o da proteção assistencialista e piedosa, de outro. Esses funcionamentos, que instalaram sentidos de segregação e de abandono, marcaram o deficiente/a deficiência como lugar da incapacidade e da incompetência, o que lhe produziu um processo histórico de nomeações. Nesse estudo, recortamos essas nomeações dando visibilidade aos efeitos histórico-ideológicos produzidos pelos modos de designação do deficiente/da deficiente, adotando os princípios e procedimentos da Análise de Discurso – iniciada, nos anos 60, por Michel Pêcheux, na França, e ampliada por Eni Orlandi, no Brasil – como teoria norteadora da nossa análise.

PALAVRAS-CHAVE:
nomeações; discurso; efeitos de sentido; sujeito deficiente;

ABSTRACT:
The discursive approach of the disability/disabled person’s history allows us to comprehend that, from the medieval era to the actual contexts, the disabled person was taken by two functions: that of rejection and summary elimination, on the one hand, and that of welfare and pious protection, from another. These functions, which established meaning of segregation and abandonment, marked the disability/disabled person as a place of incapacity and incompetence, which produced a historical process of naming. In this study, we cut these naming by giving visibility to the historical-ideological effects produced by the modes of designation of the disabled people, adopting the principles and procedures of Discourse Analysis – initiated in the 1960s, by Michel Pêcheux, in France, and expanded by Eni Orlandi, in Brazil – as the guiding theory of our analysis.

KEYWORDS:
naming; discourse; meaning effects; disabled person;

QUE PEUT DIRE UN HISTORIEN DES SCIENCES SUR SAUSSURE?

SYLVAIN AUROUX
[fechar]


RESUMO:
Uma grande parte da historiografia saussuriana repousa sobre uma certa idéia (um certo mito) de ciência: ela seria descontínua, de acordo com o modelo construído por G. Bachelard, a partir da Física Moderna e aplicado, por seus discípulos, à Química Lavoisiana. Tal modelo retoma o grande estudo de A. Koyré sobre Galileu e as ideias que ele desenvolvia sobre a noção de “revolução científica”, o qual tinha a vantagem de romper com a ideia ingênua do século XIX de que a ciência seria uma simples acumulação de “descobertas”. Não só isso: ele supunha um “nascimento” da ciência pela “ruptura epistemológica” que separaria, na história das nossas representações, a “verdadeira” ciência da ideologia. Desse fato, o modelo teve o inconveniente de suscitar a descoberta de inumeráveis “rupturas epistemológicas”, neste ou naquele domínio do saber. É nesse contexto dos anos sessenta que Saussure foi a vítima ou o “beneficiário” desta moda. Tanto os textos dos linguistas “alemães” (de língua germânica) do século XIX como aqueles de Saussure podiam se prestar muito facilmente à essa abordagem, porque o próprio autor genebrino se via como o fundador da verdadeira “ciência” linguística. Antes dele, nada de científico teria sido feito no que se refere à linguagem. Trata-se de um ponto de vista dificilmente admissível, absurdo, para aqueles que possuem um conhecimento aprofundado das disciplinas que têm a linguagem por objeto, saberes cuja origem remonta em torno ao terceiro e ao segundo milênios.

PALAVRAS-CHAVE:
história da ciência; Saussure; HIL; historiador; linguística;

ABSTRACT:
Une grande partie de l’historiographie saussurienne repose sur une certaine idée (un certain mythe) de la science : elle serait discontinue selon le modèle que G. Bachelard avait construit à partir de la physique moderne et que ses disciples ont appliqué à la chimie lavoisienne. Ce modèle rejoignait la grande étude d’A. Koyré sur Galilée et les idées qu’il développait sur la notion de « révolution scientifique ». Ce modèle avait l’avantage de rompre avec l’idée naïve du 19éme siècle selon laquelle la science serait une simple accumulation de « découvertes ». Il supposait une « naissance » de la science par « rupture épistémologique » qui séparerait dans l’histoire de nos représentations la « vraie » science de l’idéologie. De ce fait, le modèle a eu l’inconvénient de susciter la découverte d’innombrables « ruptures épistémologiques » dans tel ou tel domaine du savoir. C’est dans ce contexte des années soixante que Saussure a été la victime ou le « bénéficiaire » de cette mode. Les textes des linguistes « allemands » (de langue germanique) du 19éme siècle, comme ceux de Saussure pouvaient prêter assez facilement à la démarche, puisque le genevois lui-même se voyait comme le fondateur de la vraie «science » linguistique. Avant lui rien de scientifique ne se serait fait concernant le langage. Il s’agit d’un point de vue difficilement admissible, voire absurde, pour ceux qui ont une connaissance approfondie des disciplines qui ont le langage pour objet, savoirs dont l’origine remonte au tournant des troisième et second millénaires.

KEYWORDS:
histoire de la science; Saussure; HIL; historien; linguistique;

Seção Temática

SEÇÃO TEMÁTICA – LÍNGUAGEM E TECNOLOGIA

EDITORIA EXECUTIVA
[fechar]


RESUMO:
A partir da compreensão de que os modos de constituição da formação-social contemporânea são afetados, e se transformam, frente às mudanças ligadas à tecnologia; e considerando que esta tem sido lançada a uma posição primordial no funcionamento da sociedade, a presente proposta de seção temática da Revista Entremeios objetivou dar visibilidade aos espaços já constituídos para se pensar os modos como linguagem e tecnologia se articulam e se constituem, produzindo efeitos sobre os acontecimentos sociais. Podemos citar, por exemplo, a inserção das tecnologias nas práticas educacionais, na prática médica e, de modo quase invisível, porque já naturalizadas, nos modos como os sujeitos se relacionam cotidianamente nos espaços simbólico-políticos da cidade por meio do uso de smartphones. Desse modo, a organização dessa seção temática visou congregar autores que vêm se ocupando com o desenvolvimento de pesquisas que se voltam à compreensão dos modos como as tecnologias de linguagem são articuladas às tecnologias digitais na sociedade contemporânea, considerando a produção de conhecimento e o modo como os sujeitos vêm se relacionando com os instrumentos simbólico-tecnológicos. Nesta seção, foram acolhidas submissões que marcaram posições em diferentes perspectivas teórico-metodológicas que se voltam objetivamente para a compreensão do funcionamento da linguagem em sua articulação com a tecnologia. Com isso, visamos propiciar a ampliação de espaços de debates acerca da produção de conhecimentos sobre a relação dos sujeitos com a sociedade pensando aí os efeitos da existência da tecnologia.

PALAVRAS-CHAVE:
linguagem; tecnologia; sociedade; conhecimento; discurso;

ABSTRACT:
From the understanding that the means of constitution of contemporary social formation are both affected and transformed regarding the changes derived from the advance of technology; and considering this fact has been launched to a fundamental position in the functioning of society, this proposal of a thematic section aimed to constitute the present issue of Entremeios had the objective of giving visibility to the spaces already constituted to think the ways in which language and technology are articulated producing effects upon social events. We can mention, for example, the insertion of technologies into educational practices, medical practices and, almost in an invisible way, because it has been already got naturalized, into subjects daily lives while they cross out the symbolic-political spaces of the cities using their smartphones. Thus, the organization of this thematic section aimed to bring together authors who have been engaged in the development of researches that are focused on the understanding of the ways in which language technologies are articulated to digital/electronic technologies in contemporary society, considering the production of knowledge and how the subjects have been related to the symbolic-technological instruments. In this section, submissions have marked positions in different theoretical-methodological perspectives in order to tackle that objective. That way, we aimed to foster the expansion of spaces that embrace debates about the production of knowledge regarding the relations among subjects and society, therefore, the effects of the existence of technology.

KEYWORDS:
language; technology; society; knowledge; discourse;

O HUMOR NAS REDES SOCIAIS: A SÁTIRA SOBRE A POLÍTICA EM A LUTA

DANTIELLI ASSUMPÇÃO GARCIA; GIOVANNA G BENEDETTO FLORES
[fechar]


RESUMO:
Neste trabalho, da perspectiva teórica da Análise de Discurso pecheutiana, pretendemos analisar como a política e o humor entram em funcionamento em algumas postagens compartilhadas pela página A Luta no Facebook. Pelo efeito humorístico, a página vai formulando um dizer sobre a situação política brasileira após o impeachement da presidenta Dilma Rousseff e a chegada ao poder do vice-presidente Michel Temer. Denunciando a (i)legitimidade do governo, a página A Luta produz um riso que não reconcilia, mas se rebela diante das condições atuais brasileiras.

PALAVRAS-CHAVE:
A Luta; humor; Dilma Rousseff; Michel Temer; Análise de Discurso;

ABSTRACT:
In this work, from the theoretical perspective of Pêcheux’s Discourse Analysis, we study how politics and humor come into operation in some posts shared by A Luta webpage on Facebook. Through the humorous effect, the webpage designs a saying about the Brazilian political situation after the impeachement of president Dilma Rousseff, and vice president Michel Temer’s arrival to power. Denouncing the (il)legitimacy of the government, A Luta webpage produces a laughter that does not reconcile, but rebels against the current Brazilian conditions.

KEYWORDS:
A Luta webpage; humor; Dilma Rousseff; Michel Temer; Discourse Analysis;

O ANONYMOUS NAS JORNADAS DE JUNHO: QUESTÕES SOBRE AUTORIA NO FACEBOOK

PAULO NOBORU DE PAULA KAWANISHI
[fechar]


RESUMO:
As manifestações de junho de 2013 marcaram tanto o país quanto seus cidadãos. No mesmo período, uma página no Facebook chamada de “Anonymous Brasil” ganhou uma grande quantidade de seguidores. Sendo assim, questionamos sua legitimidade para ocupar uma posição de legitimidade, o que nos levou a pesquisar sobre a autoria dos discursos que emergiam nos dizeres da página. Baseando-nos na definição do autor foucaultiana como uma função discursiva, procuramos compreender como a função se deu em um ambiente em que o anonimato predomina.

PALAVRAS-CHAVE:
autoria; discurso; identidade; tecnologias de informação e comunicação;

ABSTRACT:
The 2013 july rallies have marked the country as much as the citizens. Simultaneously a Facebook page called “Anonymous Brasil” received a respectable amount of new followers. Therefore we inquired if the page had legitimacy to occupy such position, what lead us to research about the discourses’ authorship found within the page. Based on the Foucaultian perspective of the author as a function, we ponder whether there is an author or not within the context of anonymity.

KEYWORDS:
authorship; discourse; identity; information and communication technology;

DO ETHOS SÓBRIO AO DIVERTIDO EM ENUNCIAÇÕES SOBRE A MORTE: UMA ANÁLISE DE PÁGINAS INSTITUCIONAIS NO FACEBOOK

CRISTINA ROTHIER DUARTE; FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
[fechar]


RESUMO:
Este artigo tem como objetivo analisar o ethos de duas páginas institucionais criadas no Facebook, no intuito de investigar como criam uma imagem de si a partir de enunciações publicadas em suas timelines. Para a realização deste estudo, tomamos como aporte teórico os estudos da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente, os conceitos de ethos e de cena de enunciação trabalhados por Maingueneau, bem como o exame sobre o Facebook empreendido por Emediato. Como resultado, verificamos, com base na análise do corpus, que os enunciadores podem apresentar cenografias e ethé distintos, mediante a utilização de elementos discursivos de acordo com a sua intenção, provocando, assim, reações diferentes de seus coenunciadores.

PALAVRAS-CHAVE:
ethos; Análise do Discurso; Facebook;

ABSTRACT:
This article has as objective to analyse the ethos of two institutional pages created on Facebook, in the intention of investigating how they create an image of themselves from enunciations published in their timelines. For the realization of this study, we take as theoretical support the studies of the Discourse Analysis of French line, specially, the concepts of ethos and enunciation scene worked by Maingueneau, as well as the Facebook exam undertaken by Emediato. As result, we check, on basis of the analysis of the corpus, that the enunciating can present different set designs and ethé, by means of the use of discursive elements in accordance with its intention, provoking, so, different reactions from its co-enunciating.

KEYWORDS:
ethos; Discourse Analysis; Facebook;

LÍNGUA PORTUGUESA NA WEB 3.0: RELAÇÕES COMPLEXAS DE ENSINO POR MEIO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REAS)

FLAVIO ROMULO ALEXANDRE DO REGO BARROS; ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO
[fechar]


RESUMO:
O objetivo deste artigo foi demonstrar que os Recursos Educacionais Abertos (REA) configuram meios de aprendizagem para o ensino de Língua Portuguesa (LP). Embasamo-nos na Teoria da Complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LEFFA, 2006); na Teoria da Transposição Informática (BALACHEFF, 1994; CAIADO, 2013); nos REA (WILEY, 2000; BUTCHER, 2011; LEFFA, 2006), e nas Práticas Pedagógicas no meio digital (BONILLA, 2009; MAURI E ONRUBIA, 2010). Nossa análise recaiu sobre duas atividades de LP postadas no ELO, Ensino de Línguas Online. Analisamos essas atividades, identificando como os REA auxiliam na implementação da aprendizagem de LP. Concluímos que as atividades de LP nos REA possibilitam integrar sistemas complexos em favor de um sistema maior, a educação.

PALAVRAS-CHAVE:
linguagem; tecnologias digitais da informação e comunicação; web 3;0; recursos educacionais abertos;

ABSTRACT:
The objective of this article was to demonstrate that the Open Educational Resources (OER) constitute means of learning for the teaching of Portuguese Language (LP). We are based on the Complexity Theory (Larsen-Freeman, Cameron, 2008, Leffa, 2006); In Computer Transfer Theory (BALACHEFF, 1994; CAIADO, 2013); in the OER (WILEY, 2000; BUTCHER, 2011; LEFFA, 2006), and Pedagogical Practices in the digital environment (BONILLA, 2009; MAURI and ONRUBIA, 2010). Our analysis fell on two LP activities posted at ELO, Teaching Online Languages. We analyze these activities, identifying how OER assist in the implementation of LP learning. We conclude that LP activities in OER make it possible to integrate complex systems in favor of a larger system, education.

KEYWORDS:
language; digital information and communication technologies; web 3;0; open educational resources;

SELFIE E SUBJETIVIDADE NA LINGUAGEM DIGITAL

MARALINE APARECIDA SOARES; SILVIA REGINA NUNES
[fechar]


RESUMO:
Nesta reflexão, filiamo-nos à teoria da Análise de Discurso, sustentada no materialismo histórico, para compreendermos uma manifestação de linguagem, bem como sua relação com o sujeito que a pratica. Referimo-nos ao gesto da selfie e de sua imediata postagem/circulação nas redes sociais, enquanto modo de significação do sujeito contemporâneo no espaço virtual. Propomos pensar os efeitos decorrentes dessa prática, em específico, os modos como se produz o efeito celebridade em relação ao sujeito da selfie e da postagem.

PALAVRAS-CHAVE:
selfie; subjetividade; discurso;

ABSTRACT:
In this reflection, we join to the Discourse Analysis theory, supported on historical materialism, to understand a demonstration of language, as well as its relation with the subject who practices it. We refer to the gesture of the selfie and its immediate post / circulation in social networks, as a way of meaning of the contemporary subject in the virtual space. We propose to think the resulting effects of this practice, in specific, the ways how the celebrity effect is produced in relation to the subject of the selfie and post.

KEYWORDS:
selfie; subjectivity; discourse;

ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-AUTORES DE MATERIAL DIDÁTICO-DIGITAL PARA A EAD: UM TRABALHO COM DEFICIENTES VISUAIS

DÉBORA LIBERATO ARRUDA HISSA
[fechar]


RESUMO:
Tomando como base a perspectiva dialógica da linguagem estabelecida por Bakhtin (2011), este estudo se baseia na escrita colaborativa para descrever uma experiência de ensino concernente a um curso de formação de professores autores de material didático-digital para a Educação a Distância (EaD). O objetivo do curso foi instruir professores, alguns dos quais com deficiência visual, para produzirem material nos moldes da linguagem para a EaD. Com o auxílio de ferramentas de acessibilidade, na formação, os professores produziram material didático-digital para o curso de pós-graduação em Orientação e Mobilidade (OM) na modalidade semipresencial. Participaram da formação 10 professores (cinco deles com deficiência visual). Discutimos na formação a ideia de dialogismo e responsividade orientados na perspectiva de que qualquer enunciado, seja ele elaborado de forma individual ou colaborativa, só se constitui como tal na interação com os outros enunciados presentes no contexto sócio-histórico real em que ele acontece e é realizado. A partir de quatro temáticas principais – (1) EaD: conceitos, legislação, características e modelos; (2) Planejamento; (3) Produção de conteúdo impressos; e (4) Produção de conteúdo digital, estruturamos as aulas do curso de formação. Em cada encontro, foram feitas adaptações no curso para que os professores com deficiência visual pudessem participar das discussões e do processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Ao final do curso, vimos que as identidades dos professores se organizam no processo de comunicação interdiscursiva de caráter intrinsecamente dialógico e que o material didático-digital é produzido de forma colaborativa a partir das atitudes responsivas de cada sujeito envolvido no processo de produção.

PALAVRAS-CHAVE:
EaD; formação de professores-autores com deficiência visual; produção de material didáticos;

ABSTRACT:
Based on the dialogical perspective of language established by Bakhtin (2011), this study takes the concept of collaborative writing to describe a teaching experience that occurs in a training course for teachers who are authors of didactic-digital material for Distance Education (EaD). The objective of the course was to instruct teachers (some of them visually impaired) to produce material in the language format for EaD. With the aid of accessibility tools, during the course, teachers produced didactic-digital material for the post-graduation course in Orientation and Mobility (OM) in the blended mode. Ten teachers (five of them with visual impairment) participated in the course. We discussed the concepts of dialogism and responsiveness oriented in the perspective that any statement, be it elaborated in an individual or collaborative way, is only constituted as such in the interaction with the other statements present in the real socio-historical context in which it happens and is accomplished. From four main themes - (1) EaD: concepts, legislation, characteristics and models; (2) Planning; (3) Production of printed content; and (4) Production of digital content, we structured the lessons of the training course. At each meeting, adaptations were made in the course so that teachers with visual impairment could participate in the discussions and in the teaching-learning process in an effective way. At the end of the course, we saw that the identities of teachers are organized in the process of interdiscursive communication of an intrinsically dialogical nature and that the didactic-digital material is produced in a collaborative way from the responsive attitudes of each subject involved in the production process.

KEYWORDS:
Distance Education; training author teachers with visual disabilities; electronic didatic material;

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

JEANNE JESUÍNO CARDOSO RODRIGUES
[fechar]


RESUMO:
As ferramentas tecnológicas ampliaram nossa capacidade de comunicação, distribuição e compartilhamento de informações. A Internet trouxe consigo um universo novo, cheio de possibilidades e soluções. Contudo, muitas escolas e educadores ainda não conseguiram entender e trazer isso para suas práticas e salas de aulas. Este artigo propõe reflexões acerca das possibilidades que as tecnologias digitais proporcionam para o ensino e aprendizagem de línguas, em função da realidade digital que temos vivenciado em nossa sociedade. Precisamos repensar os processos de ensino e aprendizagem, não apenas para que o uso das tecnologias digitais seja normalizado, ou para que as escolas se adaptem à realidade digital do mundo fora dela, mas para que tenhamos conteúdos significativos para alunos e professores.

PALAVRAS-CHAVE:
tecnologias digitais; ensino e aprendizagem de línguas; normalização;

ABSTRACT:
Technological tools have expanded our ability to communicate, distribute and share information. The Internet has brought with it a new universe, full of possibilities and solutions. However, many schools and educators have not yet been able to understand and bring this to their practices and classrooms. This article proposes reflections on the possibilities that digital technologies afford to the teaching and learning of languages in face of the digital reality that we have experienced in our society. We need to rethink our teaching and learning processes, not only for the use of digital technologies to be normalized, or for schools to adapt to the digital reality of the outside world, but in order to reach a meaningful content for students and teachers.

KEYWORDS:
digital technologies; language teaching and learning; normalization;

LINGUAGEM, TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM: A PRÁTICA DISCURSIVA DO HACKER

ALLAN STROTTMANN KERN
[fechar]


RESUMO:
Refletimos aqui sobre como a tecnologia digital e seus dispositivos significam, produzindo efeitos, no e pelo sujeito inscrito no lugar de aprendiz. A partir da análise discursiva do ensaio conhecido como “manifesto hacker”, discutimos sobre os sentidos de ensino e aprendizagem nas sociedades capitalistas contemporâneas, onde a produção do conhecimento é regulada pelo Estado através de instituições como a Escola e a Universidade. Procuramos compreender, a partir desse gesto analítico, o conjunto de conhecimentos e técnicas dos hackers como dispositivos de leitura que podem romper com as discursividades dominantes em certos espaços institucionais, sobretudo no que se refere ao que é possível e o que é legitimado (ou não) na produção do conhecimento, tomada aqui como produção de sentido.

PALAVRAS-CHAVE:
discurso; tecnologia digital; sujeito; leitura;

ABSTRACT:
Here, we reflect on how digital technology and its devices mean, producing effects, on and by the subject subscribed in the place of learner. From the discursive analysis of the essay known as “the hacker manifest”, we discuss the meanings of teaching and learning in contemporary capitalist societies, where the production of knowledge is regulated by the State through institutions such as School and the University. With this analytical gesture, we aim to comprehend the hackers’ set of knowledge and techniques as reading devices that may disrupt the dominant discursivities within certain institutional spaces, especially regarding what is possible and legitimized (or not) in the production of knowledge, taken here as production of meaning.

KEYWORDS:
discourse; digital technology; subject; reading;

DISCURSOS SOBRE ‘LINGUAGENS, CÓDIGOS E NOVAS TECNOLOGIAS’ NO ESPAÇO DIGITAL

JUCIELE PEREIRA DIAS; CARLA BARBOSA MOREIRA
[fechar]


RESUMO:
Tendo como premissa que as (novas) relações sociais em sites de compartilhamento de vídeos também determinam os modos de circulação de saberes sobre as mesmas, o objetivo deste trabalho é compreender o funcionamento de discursos de suposta autoridade constituídos por diferentes leituras sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), especificamente no que se refere às questões sobre “Linguagens, Códigos e Tecnologias” do ENEM. Desse modo, importa compreender a relação entre sujeitos no espaço de videoaula que circula no Youtube e o modo como o discurso desses professores produz imaginários sobre os saberes que os Vestibulandos Digitais devem ter sobre a língua a partir de uma leitura que aqueles fazem sobre as “Competências (Enem, 2012) necessárias para resolver as questões da prova”.

PALAVRAS-CHAVE:
discurso; tecnologia; ENEM; língua portuguesa;

ABSTRACT:
With the assumption that the (new) social relations over video hosting websites also determine the ways in which the knowledges about them circulate, the goal of this paper is to understand the working of supposed authority discourses constituted by different readings about the National Curricular Parameters for High School [Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM)], particularly on questions about ENEM’s “Languages, Codes and Technologies” [Linguagens, Códigos e Tecnologias]. Therefore, it matters comprehending the relation between subjects on the video lesson space that circulates over Youtube and the way in which these teachers’ discourse produces images about the knowledges that ‘digital vestibulandos’ must have about the language from a reading that they do about “necessary Competences (ENEM, 2012) to solve the evaluation questions”.

KEYWORDS:
discourse; technology; ENEM; portuguese language;

APLICATIZAÇÃO DA MEMÓRIA: A MEMÓRIA PLÁSTICA DIGITAL

CLEYTON CARLOS TORRES FERREIRA DA SILVA
[fechar]


RESUMO:
Este trabalho tem como pressuposto apresentar algumas reflexões e (re)direcionamentos acerca da questão da memória na perspectiva da Análise de Discurso. O trabalho leva como base reflexões levantadas no Projeto CRUA – curtas-metragens de rua, desenvolvido de forma paralela às atividades junto à universidade. É proposto uma reflexão sobre os conceitos de memória discursiva e metálica, sua relação com o uso de smartphones e a relação com o universo digital. Discute-se sobre o conhecimento e a produção de conhecimento pelo funcionamento da memória, sobretudo o que chamamos aqui de aplicatização da memória, como efeito produzido pela memória plástica digital.

PALAVRAS-CHAVE:
memória; memória metálica; memória plástica digital; aplicatização da memória; memória de smartphone

ABSTRACT:
This work has as presupposition to present some reflections and (re) directions on the issue of memory in the perspective of Discourse Analysis. The work is based on reflections raised in the CRUA Project - street short films, developed in parallel with activities at the university. It is proposed a reflection on the concepts of discursive and metallic memory, its relation with the use of smartphones and the relation with the digital universe. It discusses knowledge and the production of knowledge through the operation of memory, especially what we call here the application of memory, as an effect produced by digital memory.

KEYWORDS:
memory; metal memory; digital plastic memory; application of memory; smartphone memory;

DA CORRESPONDÊNCIA À INTERNET: O ENSINO DE INGLÊS A DISTÂNCIA NO BRASIL

CARLOS FABIANO DE SOUZA
[fechar]


RESUMO:
Este artigo busca apresentar um olhar sobre o percurso histórico do ensino e da aprendizagem de inglês a distância no Brasil, com o intuito de dar a ver os sentidos postos em circulação sobre aprender inglês em diferentes contextos de EAD. Para empreender as análises, priorizamos uma gama de textos, materializados sob a forma de folhetos impressos e panfletos de divulgação digital, recuperados por meio da Internet. Como suporte teórico, lança-se mão da Análise de discurso (AD) de base enunciativa, fundamentando-se, particularmente, em concepções advindas da semântica global (MAINGUENEAU, 2008), pela qual o funcionamento discursivo é tomado em suas múltiplas dimensões.

PALAVRAS-CHAVE:
ensino por correspondência; inglês a distância; análise de discurso; semântica global;

ABSTRACT:
This paper aims at presenting a view about the historic itinerary of the teaching and learning of English at distance in Brazil, with the purpose of showing the meanings in circulation about learning English within different DE contexts. To proceed with the analyses, we have prioritized an amount of texts recovered through the Internet. As a theoretical framework, our study is grounded in the Discourse analysis (DA) of enunciative basis, supported, particularly, by the conceptions from the global semantics (MAINGUENEAU, 2008), by which the discursive functioning is considered in its multiple dimensions.

KEYWORDS:
teaching by correspondence; distance English course; discourse analysis; global semantics;

Resenha

DISCURSO, RESISTÊNCIA E... (RESENHA)

THAÍS REIS DE ASSIS
[fechar]


RESUMO:


PALAVRAS-CHAVE:


ABSTRACT:


KEYWORDS:

SUBJETIVAÇÃO E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO. SUJEITOS E LÍNGUAS EM PRÁTICAS DISCURSIVAS - INFLEXÕES NO ENSINO

MARAÍSA RODRIGUES DA SILVA BORBA
[fechar]


RESUMO:


PALAVRAS-CHAVE:


ABSTRACT:


KEYWORDS: