Próxima edição



Entremeios é publicada semestralmente, com edições em janeiro e julho. As contribuições às seções Estudos e Temática devem ser encaminhadas pelo sistema de submissão de trabalhos, e são recebidas em fluxo contínuo, para a seção Estudos, e em prazo específico divulgado via Chamadas de Submissão, para a seção Temática. As ementas às seções temáticas são divulgadas também via Chamadas de Submissão junto ao prazo determinado para o envio de contribuições a essa seção.

Trabalhos recebidos entre dezembro e maio são publicados na edição de julho.
Trabalhos recebidos entre junho e novembro são publicados na edição de janeiro.

As seções Estudos, Entrevista, Perfil biobibliográfico e Temática têm periodicidade semestral.
As seções Resenha e Republicação são publicadas de acordo com a disponibilidade dos textos.

As seções Entrevista, Perfil e Republicação não são abertas à submissão de trabalhos, sendo reservadas para publicação de textos selecionados e/ou de autores convidados pelo Comitê Editorial Assessor, que analisará a viabilidade da publicação. Autores interessados em submeter trabalhos para algumas dessas seções devem entrar em contato antecipadamente com a Secretaria Executiva da Revista, que analisará, também junto ao Comitê Editorial Assessor, a viabilidade da publicação.

Na seção Republicação são publicados textos relevantes para nossa área, mais antigos, em que já não há reservas de direitos autorais.

O tempo de julgamento e aceitação (ou não) de um artigo submetido à Entremeios é de até 6 meses.


ISSN 2179-3514

Atenção!
Chamada de Submissões aos Próximos Volumes


A Comissão Editorial da Entremeios, Revista de Estudos do Discurso, ISSN 2179-3514, divulga a seguir as CHAMADAS de Submissões de artigos inéditos para os próximos volumes da Revista.

VOL 15 - 2017/2 - jul.- dez. 2017

Seção Estudos - fluxo contínuo de submissão

Seção Temática - Linguagem e Tecnologia

Prazo para envio de submissões à seção temática: 20/07/2017

Ementa da seção temática:

A partir da compreensão de que os modos de constituição da formação-social contemporânea são afetados, e se transformam, frente às mudanças ligadas à tecnologia; e considerando que esta tem sido lançada a uma posição primordial no funcionamento da sociedade, a presente proposta de seção temática da Revista Entremeios objetiva dar visibilidade aos espaços já constituídos para se pensar os modos como linguagem e tecnologia se articulam e se constituem, produzindo efeitos sobre os acontecimentos sociais. Podemos citar, por exemplo, a inserção das tecnologias nas práticas educacionais, na prática médica e, de modo quase invisível, porque já naturalizadas, nos modos como os sujeitos se relacionam cotidianamente nos espaços simbólico-políticos da cidade por meio do uso de smartphones. Desse modo, a organização dessa seção temática visa congregar autores que vêm se ocupando com o desenvolvimento de pesquisas que se voltem à compreensão dos modos como as tecnologias de linguagem são articuladas às tecnologias digitais na sociedade contemporânea, considerando a produção de conhecimento e o modo como os sujeitos vêm se relacionando com os instrumentos simbólico-tecnológicos. Nesta seção, serão acolhidas submissões que marquem posições em diferentes perspectivas teórico-metodológicas que se voltem objetivamente para a compreensão do funcionamento da linguagem em sua articulação com a tecnologia. Com isso, visamos propiciar a ampliação de espaços de debates acerca da produção de conhecimentos sobre a relação dos sujeitos com a sociedade pensando aí os efeitos da existência da tecnologia.



ISSN 2179-3514


VOL 16 - 2018/1 - jan.- jun. 2018

Seção Estudos - fluxo contínuo de submissão

Seção Temática – Discurso, arte e literatura

Prazo para envio de submissões à seção temática: 20/12/2017

Ementa da seção temática:

Esta seção temática proposta para integrar o vol. 16 da Revista Entremeios acolherá artigos que, a partir de perspectivas que consideram o funcionamento da linguagem na sociedade, tematizem as relações entre o discurso e produções artístico-literárias. Pesquisadores de diversas áreas que aí se inscrevam estão convidados a submeter trabalhos que, por meio de diferentes materiais, tenham a arte e/ou a literatura, em seus diversos aspectos, como objetos de estudo, abordando questões discursivas em corpora artísticos e/ou literários, analisando especificidades da arte, da literatura, da poesia em elaborações teórico-metodológicas que se inscrevam ou que se relacionem de algum modo com o campo das ciências da linguagem (elaborações, por exemplo, discursivas, psicanalíticas, históricas, sociológicas etc.), propondo reflexões de cunho que levem à compreensão das possíveis relações entre linguagem e literatura (prosa ou poesia) e/ou arte. A seção está aberta a abordagens que tragam contribuições para o estudo do artístico e/ou do literário pensados em sua constituição e funcionamento produzidos na relação com o funcionamento da linguagem, com o discursivo, em face à sociedade, à história, ao político. Objetos diversos e enfoques plurais devem, assim, vislumbrar um horizonte comum: a consideração da arte e/ou da literatura como algo que toca o político, o linguageiro, o inconsciente, o real.


ISSN 2179-3514