Política editorial



Meio e periodicidade

Entremeios, Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2179-3514), é publicada exclusivamente em meio eletrônico, com duas edições anuais (janeiro e julho).

As contribuições devem ser encaminhadas pelo sistema de submissão de trabalhos, e são recebidas em fluxo contínuo, para a seção Estudos, e em em prazo específico divulgado via Chamadas de Submissão, para a seção Temática. As ementas às seções temáticas são divulgadas também via Chamadas de Submissão junto ao prazo determinado para o envio de contribuições a essa seção. Trabalhos recebidos entre dezembro e maio são publicados na edição de julho. Trabalhos recebidos entre junho e novembro são publicados na edição de janeiro.

As seções Estudos, Entrevista, Perfil biobibliográfico e Temática têm periodicidade semestral. As seções Resenha e Republicação são publicadas de acordo com a disponibilidade dos textos.

As seções Entrevista, Perfil e Republicação não são abertas à submissão de trabalhos, sendo reservadas para publicação de textos selecionados e/ou de autores convidados pelo Comitê Editorial Assessor, que analisará a viabilidade da publicação.

Na seção Republicação são publicados textos relevantes para nossa área, mais antigos, em que já não há reservas de direitos autorais.

O tempo de julgamento e aceitação (ou não) de um artigo submetido à Entremeios é de até 6 meses.

Foco e escopo

Entremeios, Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2179-3514), está voltada para a publicação de textos científicos que tematizem a linguagem em sua relação com a sociedade, em seus múltiplos aspectos. Desse modo, são privilegiados os trabalhos que se filiem a esta temática, em que, se é verdade que o social está pressuposto, a abordagem pode ser variada: a língua em sua dinâmica no espaço e no tempo, a língua na relação com a Nação e o Estado, as línguas no Brasil e no mundo, linguagem e arte, linguagem e mídia, linguagem e tecnologia, linguagem e comunicação, linguagem e ideologia, linguagem e inconsciente, linguagem e ensino, entre inúmeros exemplos que poderíamos arrolar. A Revista não estabelece nenhuma restrição quanto ao referencial teórico utilizado, mas dá preferência aos trabalhos que explorem a relação mencionada acima, ou seja, o vínculo necessário entre a linguagem e seu exterior. A Revista também não publica trabalhos de natureza estritamente literária, ou que se afastem dos requisitos comuns à produção científica normalmente praticada na área.


Autoria

Entremeios aceita, para as seções Estudos e Temática, a submissão de artigos originais por parte de autores brasileiros e/ou estrangeiros, em acordo com a Política de Acesso Livre, de Licenças e Taxas adotada pela Revista. Para a seção de Resenhas, os textos submetidos têm de ser igualmente originais, comprometendo-se os autores com a mesma Política de Acesso Livre, de Licenças e Taxas adotada pela Revista.

Processo de avaliação pelos pares

Todos os textos encaminhados para publicação nas seções Estudos, Resenhas e Temática são avaliados por dois pareceristas indicados pela Comitê Editorial Assessor. Somente será publicado o texto recomendado pelos dois avaliadores. Caso haja disparidade no resultado de análise, a contribuição submetida é encaminhada a um terceiro referee. Os textos que não se enquadrarem nos critérios de publicação da Revista podem ser rejeitados ou recomendados para revisão. A avaliação é cega e observa os seguintes critérios:
  • Adequação do tema ao foco e escopo da Revista;
  • Adequação do referencial teórico ao indicado no artigo;
  • Adequação da metodologia utilizada;
  • Relevância do trabalho para a área;
  • Adequação às normas de produção de trabalhos científicos;
  • Adequação à variedade padrão da língua de submissão.

Política de acesso livre

A Revista Entremeios não aplica taxas de submissão, avaliação ou de qualquer outra natureza em seus processos, configurando-se como veículo científico sem fins lucrativos, tampouco comerciais, voltado à comunidade científica brasileira e/ou internacional.

A Entremeios configura-se, dessa maneira, como uma revista científica que oportuniza acesso livre, irrestrito e imediato ao conteúdo que publica semestralmente, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público permite que o conhecimento circule de forma ampla, podendo produzir efeitos sociais significativos e relevantes.

Sendo assim, os originais aceitos e publicados pela Entremeios, em todas as suas seções, passam a ser propriedade da Revista, sendo disponibilizados gratuitamente por meio eletrônico, podendo ser reproduzidos por qualquer meio, para qualquer fim, desde que devidamente citada a fonte.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.



ISSN 2179-3514